No Dia do Eletricista, profissionais relatam como é trabalhar para levar energia elétrica aos clientes da região
17/10/2025 15h58

Sarah Paula Ribeiro da Cruz, Patrícia da Silva Arjonas e Renata Carla Rodrigues estão entre as mulheres que neste 17 de outubro celebram o Dia do(a) Eletricista. Na Energisa Sul-Sudeste elas se juntam ao Guilherme Caetano da Silva, ao Thiago Pereira do Carmo, ao Luiz, João, André, Pedro, Paulo e tantos outros nomes e sobrenomes que têm a nobre missão de levar energia elétrica às residências, comércios, indústrias, instituições públicas e privadas, nas áreas urbanas e rurais.
Orgulhosos da atividade que exercem, eles consideram o Dia do(a) Eletricista como uma oportunidade de refletir sobre a importância da função na rotina das pessoas.
“Ninguém se imagina sem energia elétrica, hoje. Praticamente tudo que fazemos depende da energia elétrica e eu tenho muito orgulho em trabalhar como eletricista de rede de distribuição. Superei medos, incertezas e meus próprios limites para chegar até aqui”, enfatiza Sarah Paula.
Também feliz por conquistar o seu espaço no setor elétrico, Patrícia Arjonas relembra como a sua escolha profissional é encarada por parte da sociedade. “Muitas pessoas ainda se assustam quando chego para atender uma ocorrência no sistema elétrico. Encaro isso de forma positiva e sempre que posso reforço que tudo é possível quando há esforço e dedicação”.
Assim como as mulheres, orgulho também é o “mantra” dos homens que atuam nessa profissão. “Tenho muito orgulho de trabalhar aqui e contribuir para levar energia às casas das pessoas. Eu só tenho gratidão”, garante Guilherme Caetano.
“Nem sempre é fácil, mas quando uma equipe de eletricistas chega para atender a um cliente, temos que ser mais que profissionais, precisamos ter empatia com as pessoas. Sempre agindo dentro dos procedimentos de segurança, com agilidade, comprometimento e um atendimento digno do qual o cliente se sinta acolhido e com as suas expectativas atendidas”, destaca Thiago Pereira.
E a atividade de eletricista é tão essencial que rotineiramente a Energisa Sul-Sudeste tem investido na capacitação e qualificação de pessoas interessadas. Gratuitamente, a empresa recruta homens e mulheres para fazerem parte do curso de formação de eletricista de rede de distribuição, com o intuito de formar novos profissionais.
“Aqui na Energisa todos são bem-vindos, afinal, o nosso foco está nas pessoas, nas suas habilidades e determinação, independente de gênero, raça, religião”, enfatiza o gestor de Recursos Humanos, Robes Eduardo Gomes Mataroli.
Faça parte deste time!
Já pensou em fazer parte desse time e contribuir com a missão de levar energia de qualidade a milhares de pessoas? Acesse a página de Carreiras da Energisa e acompanhe as vagas disponíveis ou cadastre o seu currículo para o Banco de Talentos nas áreas operacionais e administrativas.
Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO
DE BUSSINESS PARTNER



