Nova lei define percentual mínimo de cacau nos chocolates

11/05/2026   13h00

Rótulos precisam seguir parâmetros de transparência

Agência Brasil
Publicado em 11/05/2026 – 08:34
Brasília


Chocolates comercializados no Brasil terão de seguir percentuais mínimos de cacau na composição, previstos por lei. Além disso, os fabricantes precisarão informar, de forma clara, a quantidade do ingrediente nos rótulos dos produtos vendidos no país, sejam eles nacionais ou importados.

A Lei nº 15.404/2026, que define critérios para a produção, classificação e rotulagem de produtos derivados de cacau no Brasil, está publicada na edição desta segunda-feira (11) do Diário Oficial da União. A norma entra passa a vigorar em 360 dias, período em que a indústria deverá se adaptar às novas exigências.

Um dos principais avanços previstos é a obrigatoriedade de informar nos rótulos o percentual total de cacau do produto. De acordo com a lei, a indicação deverá aparecer na parte frontal da embalagem, ocupando pelo menos 15% da área e com destaque suficiente para facilitar a leitura.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A informação será apresentada no formato “Contém X% de cacau”, de acordo com os percentuais a seguir:

  • Cacau em pó: mínimo de 10% de manteiga de cacau;
  • Chocolate em pó: mínimo de 32% de sólidos totais de cacau;
  • Chocolate ao leite: no mínimo 25% de sólidos totais de cacau e 14% de sólidos totais de leite ou derivados;
  • Chocolate branco: no mínimo 20% de manteiga de cacau e 14% de sólidos totais de leite.
  • Achocolatado ou cobertura: mínimo de 15% de sólidos de cacau ou 15% de manteiga de cacau.

O texto também proíbe práticas que possam induzir o consumidor ao erro, como o uso de imagens, cores ou expressões que sugiram tratar-se de chocolate quando o produto não atende aos critérios estabelecidos.

Em caso de descumprimento das regras, os responsáveis estarão sujeitos às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, além de outras penalidades sanitárias e legais cabíveis.

Edição: Talita Cavalcante
Foto: Alexander Stein/Pixabay
Fonte: Agência Brasil

Após cinco meses, conta de luz voltará à bandeira verde em outubro

25/09/2026   19h19 Tarifa extra da bandeira amarela deixará de ser aplicada Luciano Nascimento – repórter da Agência Brasil Publicado em 25/09/2026 – 17:54 São Luís

34ª ExpoVerde é avaliada positivamente e garante mais de R$ 278 mil às entidades assistenciais

25/09/2026   17h22 Balanço apresentado pela comissão organizadora destaca resultados sociais e financeiros da edição de 2026 A comissão organizadora da 34ª ExpoVerde de Adamantina se

Adamantina participa do 8º Concurso de Qualidade do Café Arábica da Nova Alta Paulista

25/09/2026   16h28 Evento reuniu produtores, especialistas, representantes do poder público e parceiros do agronegócio para valorizar a produção cafeeira regional A Prefeitura de Adamantina participou,

00:00