Novos prazos para licença-paternidade valem a partir de 2027; entenda

01/04/2026   11h02

Ampliação será gradual e alcançará 20 dias em 2029

Agência Brasil
Publicado em 01/04/2026 – 08:54
Brasília


A lei que amplia os prazos da licença-paternidade entra em vigor em 2027 e concederá inicialmente mais cinco dias aos homens, a partir do nascimento do filho. Para 2026, o benefício permanece em cinco dias.

Publicada na edição desta quarta-feira (1°/4) do Diário Oficial da União, a Lei n° 15.371 prevê aumento gradual do benefício, que alcançará 20 dias de afastamento em 2029, sem prejuízo do emprego ou salário, assim como descrito a seguir:

  • 10 dias em 2027;
  • 15 dias em 2028;
  • 20 dias a partir de 2029.

Os novos prazos valem também para os casos de adoção ou de guarda judicial para fins de adoção de criança ou de adolescente. Veja aqui o que muda com a publicação da lei.

Dispensa e férias

É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado no período entre o início da licença-paternidade até um mês após o término do benefício.

Além disso, a norma autoriza o empregado a usufruir férias no período subsequente ao término da licença, desde que comunique tal necessidade com antecedência de 30 dias da data esperada para o parto ou emissão de termo judicial.

Em caso de internação hospitalar da mãe ou do recém-nascido, que tenha relação com o parto, a licença-paternidade será prorrogada pelo período equivalente ao da internação, e voltará a contar a partir da alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido; o que ocorrer por último.

Salário- paternidade

O salário-paternidade será concedido aos empregados segurados pela Previdência Social, nos mesmos moldes já aplicados ao salário-maternidade. 

O benefício está condicionado à apresentação da certidão de nascimento do filho, do termo de adoção ou do termo de guarda judicial para fins de adoção, nos termos de regulamento.

Edição: Talita Cavalcante
Foto: Marcello Casal Jr
Fonte: Agência Brasil

Fatec Adamantina reabre inscrições em concurso para professor de Espanhol

15/04/2026   17h22 As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 29 de abril Por Assessoria de Imprensa O Centro Paula Souza (CPS)

Alunos do EMEI Cecília Meireles participam do festival “Atletas Jovens” em Adamantina

15/04/2026   14h53 Uma manhã marcada por alegria, movimento e aprendizado envolveu cerca de 60 alunos, com idades entre 2 e 4 anos, do EMEI Ciclo

PAT de Adamantina está com vaga aberta e exclusiva para PCD

15/04/2026   11h18 Profissional atuará na cidade de Lucélia Natacha Dominato O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Adamantina está com uma oportunidade de emprego para

00:00