Operação “Eficiência Energética” do Ipem-SP fiscaliza eletrodomésticos na capital e interior
12/08/2024 17h12
Durante a operação, as equipes do instituto verificam se os eletrodomésticos contêm a Ence (Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica). A etiqueta tem como objetivo informar sobre o desempenho energético dos equipamentos
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizou no período de 7 a 9 de agosto, a operação Eficiência Energética, no comércio de pequeno, médio e grande porte da capital e nas cidades de Piracicaba, Santa Fé do Sul, São José dos Campos e São José do Rio Preto.
Durante a operação houve a verificação de 2.874 eletrodomésticos à venda sem o selo ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) e 2.840 (70%) foram aprovados.
Acesse a planilha da operação na capital
https://www.ipem.sp.gov.br/images/pdf/
IpemSPOpEficienciaEnergetica_
resultadocapital2024.pdf
Acesse a planilha da operação no interior
https://www.ipem.sp.gov.br/images/pdf/
IpemSPOpEficienciaEnergetica_
resultadointerior2024.pdf
As equipes examinaram condicionador de ar tipo janela, condicionar de ar tipo split, combinado refrigerador e congelador de uso doméstico, refrigerador de uso doméstico, máquinas de lavar roupas de uso doméstico e televisores.
As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Dicas do Ipem-SP
A Ence, obrigatória em eletrodomésticos, tem como objetivo informar sobre o desempenho energético dos equipamentos. As informações contidas na etiqueta são essenciais para auxiliar os consumidores na escolha de aparelhos mais eficientes em termos de consumo de energia. Os plugues dos eletrodomésticos também devem ser certificados e exibir o selo do Inmetro.
As principais informações presentes na etiqueta dos eletrodomésticos são a classificação de eficiência energética, que é indicada por letras que vão de A até a G, que significa menos eficiente, informando o consumo de energia do produto. O consumo de energia apresenta o consumo estimado de energia em kWh, geralmente por mês ou ano, ajudando os consumidores a preverem os custos operacionais.
Outras informações específicas também estão presentes na etiqueta; dependendo do tipo de eletrodoméstico, a Ence pode incluir informações adicionais, como capacidade de armazenamento, para refrigeradores, quantidade de água usada por ciclo, para máquinas de lavar, e capacidade de aquecimento, para aquecedores de água.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail [email protected], e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp
Assessoria de Imprensa do Ipem-SP
Taís Borges