Pedagogia realiza XIII Mostra de Materiais Pedagógicos e faz doação das peças

01/12/2021 12h01

Mostra se deu em ambiente virtual devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Por Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho
Revisado por Daniel Torres

Nos dias 5 e 9 de novembro os alunos do 4º e do 6º termos do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) participaram da XIII Mostra de Materiais Pedagógicos. A Prof.ª Ma. Siomara Augusta Ladeia Marinho, coordenadora do curso e responsável pela Mostra, trabalhou, nesse evento, com as disciplinas de Arte Educação e Educação Especial orientando os alunos na confecção dos materiais.

A Mostra abordou materiais desenvolvidos a partir de duas áreas temáticas da Pedagogia: “Educação Especial – Recursos Pedagógicos Adaptados e “Arte e Educação”.

Na primeira noite, dia 5, sexta-feira, os alunos do 4º termo de Pedagogia  apresentaram projetos interdisciplinares voltados ao tema de Arte e Educação, desenvolvidos a partir de temáticas como artes visuais, dança, música e teatro.

“A interdisciplinaridade é movida pela integração, pela atitude de ousadia e mudança. A atividade contribui para que educandos e educadores criem uma relação de confiança e laços de afetividade entre si, além de ampliar e construir novos conhecimentos através da pesquisa”, concluiu Siomara.

A aluna do 4º termo Letícia da Silva Messias, que resgatou a história do teatro de fantoche, mostrou em sua apresentação o passo a passo. “A disponibilidade para aprender sempre e a capacidade de reinvenção, refletem na preocupação com o ensino focado na aprendizagem com significado que nos faz ter bastante orgulho do trabalho realizado”, destacou.

Na terça-feira, 9, estudantes do 6º termo apresentaram materiais pedagógicos adaptados, com objetivo de ampliar as potencialidades cognitivas do aluno e mostrar como trabalhar em uma escola inclusiva.

De acordo com a docente, são materiais que representam alternativas que facilitam a resolução de problemas funcionais vivenciados pela pessoa com deficiência, recursos que se traduzem em material escolar adaptado.

O aluno Jaime Alex Parra Martins, do 6º termo do curso, que doou seu material para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lucélia completou, dizendo que, “mesmo com poucos recursos, é possível oferecer boas alternativas para atender às peculiaridades dos educandos adaptando materiais pedagógicos. Assim, os alunos  com deficiência podem contar com recursos que facilitaram em tarefas do cotidiano, recursos que podem ser utilizados tanto no ambiente escolar quanto no familiar”.

Grande parte do material exposto na XIII Mostra de Materiais Pedagógicos da UniFAI foi doado às Apaes de Adamantina e Lucélia. Outras unidades educacionais de Adamantina e cidades vizinhas também receberam uma parcela dos trabalhos.

“Agradeço aos alunos  por ter trabalhado sem medir esforços para que fosse possível a concretização da XIII Mostra”, finalizou a docente responsável.

Pdagogia Mostra De Materiais Pedagogicos 1Pdagogia Mostra De Materiais Pedagogicos 2Pdagogia Mostra De Materiais Pedagogicos 3Pdagogia Mostra De Materiais Pedagogicos 4

fotos (1 e 2): Jaime Parra Martins, do 6º termo de Pedagogia, doa os materiais pedagógicos produzidos por ele à Apae de Lucélia

foto (3): Pedagogia realiza XIII Mostra de Materiais Pedagógicos e faz doação das peças

foto (4): Mostra se deu em ambiente virtual devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb: 51.540/SPRedação
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PRCentro Universitário de Adamantina (UniFAI)

 

Coordenador do curso de Direito da FAI ingressa em doutorado na Unesp

24/03/2026   15h54 Igor Terraz Pinto possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional Por Jéssica Nakadaira O coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de

Adamantina amplia oportunidades de qualificação profissional com novas parcerias

24/03/2026   18h40 A Prefeitura de Adamantina segue avançando na ampliação de oportunidades de qualificação profissional para a população. Na tarde desta terça-feira (24), o prefeito

Unidade móvel da Energisa realiza atendimentos e ações sociais em Adamantina

24/03/2026   18h34 A unidade móvel da Energisa estará em Adamantina entre os dias 30 de março e 2 de abril, oferecendo uma série de serviços

Adamantina realiza Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (28)

24/03/2026   18h28 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 28 de março, o Dia D de Vacinação contra

00:00