Pescadores se unem para repovoar os rios da região
22/11/2019 12h20
Uma iniciativa popular, que surgiu a partir de um grupo de pescadores em conversa pelas redes sociais.
A iniciativa foi de um dos pescadores (Bico), que em contato com outros parceiros resolveram criar uma associação, hoje intitulada “Pescadores Solidários Amantes da Natureza”, a ideia central foi arrecadar fundos através de doações e repovoar os diversos rios da região com alevinos.
Um gesto de cidadania que deu certo, bastou lançar a ideia nas redes sociais, e o grupo, contando hoje com mais de 250 participantes, já conseguiu com recursos próprios fazer a primeira soltura de alevinos, perto de 13 mil de espécies nativas, sendo que a segunda ação solidária já está marcada para o início do ano.
A pesca predatória tem reduzido muito a quantidade de peixes nos rios, o uso de redes, tarrafas, e outros petrechos inadequados, tem colocado em risco o futuro do povoamento, correndo o risco de extinguir todas as espécies nativas, foi o que motivou os também chamados pescadores caipiras, aqueles que gostam da pesca com vara, tendo sempre o cuidado de preservar a natureza.
Em entrevista ao site clikar, os pecadores, José Rodrigo Milan e Bruno Augusto Espeleta Esturari, [Bruno] é Engenheiro Ambiental, explicaram mais detalhadamente as ações do grupo.
Ouça a entrevista no link logo abaixo da matéria.
Erivaldo Lopes
Jornalista
vídeo da soltura dos alevinos
entrevista com José Rodrigues Milan e Bruno Augusto Espeleta Esturari