PL do deputado Bragato que classifica Lucélia como MIT é aprovado em Comissão da Alesp

23/06/2021 15h36

Foi aprovada na Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta quarta-feira, 23/06 em ambiente virtual, o projeto de lei nº 204/2019, de autoria do deputado Mauro Bragato que classifica Lucélia como MIT (Município de Interesse Turístico).

De acordo com o parlamentar, o projeto de lei tem como objetivo valorizar as características de Lucélia, incentivando o turismo regional, gerando renda e criando empregos no município. “Transformar a cidade em Município de Interesse Turístico permitirá reconhecer a vocação especial do município para o turismo de lazer. A efetivação desta medida gerará, com o apoio do Estado, um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento regional”, afirmou.

Lucélia está localizado na Região Centro-Oeste do Estado de São Paulo e fazendo limites com os municípios de Adamantina, Bento de Abreu, Rubiácea, Salmourão, Inúbia Paulista, Sagres, Pracinha e Mariápolis. Tem como peculiaridade ser o primeiro município da Nova Alta Paulista e conhecida como a Capital da Amizade.

As terras do atual município de Lucélia foram colonizadas em 1920, por imigrantes russos e eslavos com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1929, foi construído o primeiro rancho e deu início à cidade Zona da Mata. Em 1939, Luiz Ferraz de Mesquita fundou a povoação que recebeu o nome de Lucélia. Em 30 de novembro de 1944, o povoado foi elevado à categoria de distrito e de município.

Para Lucélia, deslocam-se populações de diversas regiões do oeste de São Paulo para atividades de lazer. A cidade conta com vários clubes particulares, dotados de ótima estrutura para a prática esportiva e de lazer, sendo que sua principal área fica às margens do Rio Aguapeí, junto ao Salto Carlos Botelho.

A Cachoeira tem mais de 50 metros de extensão e 5 metros de altura. A queda d’água produz forte neblina que atinge os espectadores às margens do rio e a agitação das águas com a queda no Salto, propicia um raro espetáculo aos frequentadores. “O lugar é perfeito para quem aprecia a pesca e o contato com a natureza, principalmente pelas suas águas cristalinas”, explicou o deputado.

O projeto de lei será apreciado no parlamento paulista. Caso seja aprovado pelos deputados, a publicação será encaminhada para sanção do Governo do Estado de São Paulo.

Assessoria de Imprensa
Deputado Mauro Bragato

Semana de Ciências Agrárias da FAI começa na próxima segunda-feira

08/10/2025   17h02 Evento terá “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade” como objeto das atividades Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP A VIII Semana de Ciências Agrárias da

Unidades básicas de saúde atendem em horário estendido nesta quinta-feira (9)

08/10/2025   17h00 Ação acontece em meio ao “Outubro Rosa”, mês que é voltado a realização da campanha de prevenção e a busca pelo diagnóstico precoce

Ação de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado(11) na Vila Jardim em Adamantina

08/10/2025   16h58 Doses serão aplicadas em cães e gatos das 9h às 15h no PAS 2 Sábado (11), das 9h às 15h acontece mais uma

00:00