Prefeitura de Adamantina abre credenciamento de empresas especializadas no atendimento profissional de pacientes com Transtorno do Espectro Autista e outras deficiências para agregar profissionais de diferentes campos ao tratamento

04/10/2023 18h09

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que devido a demanda que surgiu no município a partir de 2020 de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), para manter os acompanhamentos e desenvolvimento dos pacientes e por não ter profissionais habilitados nas terapias especializadas, o município custeou com recurso próprio em rede privada.

No entanto, como o TEA permite diferentes abordagens terapêuticas, é importante que haja um grupo de especialistas de diferentes campos para o tratamento de muitos aspectos que constituem os sintomas do Autismo, o que motivou a abertura do credenciamento.

Contudo, como não há um programa específico instituído pelo Governo Estadual ou Federal relacionado ao tratamento do Transtorno do Espectro Autista pelo Sistema Único de Saúde (Núcleos ou Centros de Acompanhamento), nem financiamento pelo Governo Federal ou Estadual, cabe ao município custear o atendimento.

Sendo assim, a Prefeitura de Adamantina atendendo a nova lei de licitações definiu a abertura do credenciamento de profissionais com o objetivo de continuar oferecendo o atendimento de 38 pacientes nas modalidades de terapias: psicologia ABA, Fonoaudióloga ABA e DENVER, psicopedagoga, Equoterapia, Terapia Ocupacional, Neurologista infantil, Psiquiatra Infantil, Fisioterapia psicomotricidade, neuropsicólogo.

A Prefeitura de Adamantina esclarece que os pacientes que estão com profissionais que não se credenciarem serão remanejados para outros profissionais, visando princípios éticos e bem estar do paciente e período de adaptação.

A pasta reforça que o credenciamento foi aberto justamente para que não haja o corte de vínculos entre pacientes e profissionais, mas cabe ao profissional optar ou não por participar do credenciamento e atender ou não paciente do SUS.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato

Enfermagem faz recepção a ingressantes e veteranos para o ano letivo de 2024

23/02/2024 17h05 Atividade de acolhimento contou com apresentação da Cia. Multiverso Teatral, no miniauditório do bloco V Por Priscila Caldeira O curso de Enfermagem do

Prefeitura de Adamantina abre processo seletivo para contratação de estagiários

23/02/2024 17h01 Interessados devem efetivar a inscrição de 23 de fevereiro a 4 de março A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Administração,

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para profissionalização de motoristas

23/02/2024 16h59 Iniciativa visa proporcionar oportunidades para pessoas desempregadas que possuem CNH categoria B, C ou D Sex, 23/02/2024 – 11h29 | Do Portal do

00:00