Prefeitura de Adamantina continua com inscrições abertas para capacitação voltada aos profissionais do SGDCA

05/05/2026   14h31

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que seguem abertas as inscrições para a capacitação “ECA: Políticas de Proteção, Violência, Acolhimento e Responsabilização”, voltada aos profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o conhecimento técnico, jurídico e ético dos participantes, qualificando a atuação na prevenção, identificação, atendimento, proteção, acolhimento e responsabilização frente às situações de violação de direitos, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A capacitação será ministrada por Alexandre Gil de Mello, advogado, mestre em Direito e especialista em Desenvolvimento Infantil, com formação executiva em Harvard. Possui ampla experiência na área, tendo atuado como presidente do CMDCA e secretário de Assistência Social de Penápolis/SP. Atualmente, é procurador-geral de Avanhandava/SP, presidente da FUNEPE – Fundação Educacional de Penápolis e consultor em políticas públicas de assistência social, infância e adolescência.

A formação será realizada no dia 08 de maio de 2026, das 08h30 às 12h, na Sala 11 – Bloco I – FAI (Campus II).

O público-alvo inclui conselheiros tutelares, profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), das áreas da saúde e educação, representantes do sistema de justiça e da segurança pública, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de integrantes de organizações da sociedade civil.

A programação contempla conteúdos essenciais para a atuação no SGDCA, abordando:

  • Fundamentos do ECA e da Proteção Integral
  • Políticas de Proteção
  • Violência contra Crianças e Adolescentes
  • Acolhimento Institucional e Familiar
  • Responsabilização e Medidas Socioeducativas

A capacitação é realizada em parceria entre os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Adamantina e Inúbia Paulista, contando também com a participação de profissionais da rede de proteção do município de Inúbia Paulista.

As inscrições seguem abertas até amanhã, dia 06/05.

A ação reforça o compromisso da administração municipal com a qualificação contínua dos profissionais e o fortalecimento da rede de proteção, visando garantir os direitos de crianças e adolescentes no município.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Diretor de Comunicação
Caio Vasques
Jornalista
Natacha Dominato

 

“Mulheres que Fizeram Historia” é tema do lançamento do Calendário da Vida 2026”

25/06/2026   16h58 Foi realizado na manhã de ontem (24/06), no Fórum da Comarca de Adamantina, o lançamento do “Calendário da Vida 2026”, a iniciativa é

Servidores da Prefeitura de Adamantina são empossados conselheiro e suplente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo

25/06/2026   13h24 A Prefeitura de Adamantina destaca a eleição e posse de dois servidores de carreira do município para o Conselho Regional dos Técnicos Industriais

Prefeitura de Adamantina participa do 1º Encontro Conexão Primeiras-Damas: Liderança que Inspira!

25/06/2026   13h16 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou nesta quarta-feira (24) do

00:00