Prefeitura de Adamantina desenvolve ações do Maio Amarelo com foco na conscientização e redução de acidentes

07/05/2026   15h32

A Prefeitura de Adamantina promove durante o mês de maio uma série de ações dentro da campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e mortes no trânsito. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis e seguras no trânsito.

O tema oficial do Movimento Maio Amarelo 2026 é: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A campanha da 13ª edição enfatiza a empatia, o respeito e a atenção aos condutores mais vulneráveis, especialmente os motociclistas, diante do elevado número de sinistros registrados em todo o país. A mobilização nacional reforça a necessidade de humanizar o trânsito e fortalecer ações de prevenção para redução de acidentes.
A campanha utiliza a cor amarela como símbolo de atenção e advertência, em referência à sinalização de trânsito, reforçando a necessidade de prudência e respeito às normas de circulação para preservação da vida.

A Administração Municipal informa que mantém convênio com a Polícia Militar do Estado de São Paulo para a realização da Atividade Delegada, iniciativa que permite a atuação de policiais militares em horários de folga, reforçando as ações de fiscalização no município. Entre as frentes atendidas, destaca-se a intensificação da fiscalização de trânsito, contribuindo para a segurança viária e a organização do fluxo urbano.
Paralelamente, o município vem executando ações contínuas de melhoria na infraestrutura de trânsito, com atualização da pintura de sinalização horizontal, substituição e instalação de novas placas, visando ampliar a segurança e melhorar a orientação de motoristas e pedestres.

Diante do aumento de ocorrências envolvendo motocicletas, a Administração Municipal tem direcionado atenção especial à redução de acidentes com esse público, por meio de ações integradas de fiscalização e educação no trânsito.
Nesse contexto, o Departamento Municipal de Trânsito, em parceria com o DETRAN-SP, realizará no dia 14 de maio, das 9h às 11h, uma ação voltada à orientação e conscientização de motociclistas. A atividade contará ainda com a parceria de empresa do setor de motocicletas, com foco na prevenção de acidentes e na promoção de boas práticas no trânsito.

Já no dia 25 de maio, será realizada uma ação voltada ao público em geral, abrangendo motoristas e pedestres, com atividades de orientação e conscientização sobre segurança viária, respeito às normas de trânsito e preservação da vida. No dia 28 de maio, no período da manhã, será realizada no anfiteatro da Biblioteca Pública uma palestra específica para motoristas profissionais, abrangendo servidores públicos e demais interessados.
No âmbito educacional, a Secretaria Municipal de Educação promoverá palestras com profissionais especializados em trânsito, direcionadas a alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, incentivando a conscientização e a prevenção de acidentes desde a infância.

A Prefeitura de Adamantina reforça que as ações integram um conjunto permanente de medidas voltadas à educação, fiscalização e melhoria da infraestrutura viária, com o objetivo de promover um trânsito mais seguro, reduzir acidentes — especialmente envolvendo motociclistas — e preservar vidas.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Diretor de Comunicação
Caio Vasques
Jornalista
Natacha Dominato

“Mulheres que Fizeram Historia” é tema do lançamento do Calendário da Vida 2026”

25/06/2026   16h58 Foi realizado na manhã de ontem (24/06), no Fórum da Comarca de Adamantina, o lançamento do “Calendário da Vida 2026”, a iniciativa é

Servidores da Prefeitura de Adamantina são empossados conselheiro e suplente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo

25/06/2026   13h24 A Prefeitura de Adamantina destaca a eleição e posse de dois servidores de carreira do município para o Conselho Regional dos Técnicos Industriais

Prefeitura de Adamantina participa do 1º Encontro Conexão Primeiras-Damas: Liderança que Inspira!

25/06/2026   13h16 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou nesta quarta-feira (24) do

00:00