Prefeitura de Adamantina firma convênio com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e avança na inovação educacional

30/03/2026   17h27

A Prefeitura de Adamantina oficializou a assinatura de um importante convênio na área da Educação com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, consolidando um novo marco no fortalecimento do ensino público municipal.

A iniciativa tem como objetivo integrar o conteúdo escolar às experiências de vida dos estudantes, promovendo o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e da criatividade entre os alunos do ensino fundamental da rede municipal.

A reunião de assinatura contou com a presença do prefeito José Carlos Martins Tiveron, da vice-prefeita Lucia Haga, da secretária municipal de Educação Elisabeth Gomes Meirelles, do superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, assessoras técnicas pedagógicas, diretoras e coordenadoras da rede.

Por meio do convênio, o município passa a contar oficialmente com a implantação da metodologia Imaginal Learning, uma abordagem educacional inovadora desenvolvida por Tom Rudmik, cofundador da Imaginal Education Canadá e idealizador da Filosofia Imaginal. A proposta pedagógica é centrada no protagonismo dos estudantes, incentivando a construção do conhecimento com significado e conexão com a realidade.

Avanço

A adoção da metodologia representa um avanço significativo na educação municipal, ao promover práticas pedagógicas mais dinâmicas, reflexivas e alinhadas às demandas contemporâneas de formação dos alunos.

O convênio reforça o compromisso da administração municipal em investir em uma educação de qualidade, inovadora e transformadora, evidenciando a importância da união entre poder público, instituições e educadores para ampliar oportunidades e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem.

O prefeito José Carlos Martins Tiveron destacou a relevância da parceria. “Estamos dando um passo importante para oferecer uma educação ainda mais significativa aos nossos alunos, com metodologias que valorizam o protagonismo, a criatividade e o desenvolvimento integral”, afirmou.

A formalização do convênio também resgata a contribuição histórica do fundador Shunji Nishimura, cuja visão empreendedora e compromisso com a educação abriu caminho para que tudo acontecesse.

A Fundação

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia foi criada em 1979 por Shunji Nishimura, imigrante japonês que construiu sua trajetória no Brasil e, aos 70 anos, decidiu retribuir ao país pelas oportunidades recebidas, investindo na educação como instrumento de transformação social.

Ligada ao Grupo Jacto, a Fundação consolidou ao longo das décadas uma atuação voltada à formação técnica, educacional e humana, com a criação de instituições como o Colégio Técnico Shunji Nishimura (1982), o Colégio Shunji Nishimura (1988), a Escola Profissionalizante Chieko Nishimura (2005) e o Museu Shunji Nishimura.

Com sede em Pompéia (SP), a instituição carrega um legado pautado em valores como ética, empreendedorismo, inovação e compromisso com o desenvolvimento humano, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.

A parceria firmada com o município de Adamantina reafirma esse propósito, ampliando horizontes e contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados, conscientes e protagonistas de suas próprias histórias.

Convenio Fundacao 5Convenio Fundacao 1Convenio Fundacao 2Convenio Fundacao 3Convenio Fundacao 4

foto 3 –  secretária municipal de Educação Elisabeth Gomes Meirelles, o superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco o prefeito José Carlos Martins Tiveron, a vice-prefeita Lucia Haga

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Diretor de Comunicação
Caio Vasques

Jornalista
Natacha Dominato

Curso de Educação Física da FAI promove Festival Esportivo Escolas Unificadas

17/06/2026   16h52 Evento foi realizado na EMEF Carlos Bueno, em Lucélia Por Jéssica Nakadaira O curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (FAI)

FAI abre inscrições para processo seletivo de monitoria remunerada

17/06/2026   09h38 Os alunos selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 200,00 mensais Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI),

Energisa conclui projeto de eficiência energética Unidade Básica de Saúde e escolas de Lucélia

17/06/2026   19h38 Foram investidos aproximadamente R$ 200 mil na instalação de um sistema de energia fotovoltaica, novas lâmpadas de LED e aparelho de ar condicionado A Energisa Sul-Sudeste concluiu um importante projeto de eficiência energética

AVISO DA DEFESA CIVIL – QUEDA DE TEMPERATURA

17/06/2026   16h59 A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, entre quinta-feira (18) e sexta-feira (19), a atuação de uma massa de ar frio

00:00