Prefeitura de Adamantina inaugura barracão da coleta seletiva

21/06/2023 17h16

No espaço, funcionará a COOPERADAM

Em comemoração aos 74 anos de Adamantina, foi realizada na manhã de hoje (21), a cerimônia de inauguração do barracão da coleta seletiva. No espaço, funcionará a a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPERADAM).

A cooperativa será a responsável pela execução da coleta, do processamento, do aproveitamento dos materiais recicláveis ou reutilizáveis produzidos na cidade de Adamantina, provenientes da Coleta Seletiva, bem como a disponibilização dos resíduos inservíveis, para sua disposição final de forma a atender as normas específicas vigentes.

Participaram do momento solene, o prefeito Márcio Cardim, a vice-prefeita Maria de Lourdes Santos Gil “Dinha”, o presidente da Câmara Municipal, Aguinaldo Galvão, secretários, Marlene Aparecida da Silva Souza, presidente da COOPERADAM, membros da cooperativa e convidados.

Dinha parabenizou as mulheres que integram a cooperativa e afirmou ter certeza de que tudo vai dar certo, pois a Prefeitura de Adamantina dará todo o apoio necessário para o desenvolvimento das atividades.

Já o prefeito Márcio Cardim, relembrou que esse convênio foi recuperado e que a diretora de convênios, Franciele Baptista Duarte, trabalhou desde 2018 para que a obra fosse concluída e que a cooperativa entrasse em funcionamento.

“Agora, precisamos conscientizar a nossa população sobre a necessidade de fazer o descarte correto, de fazer a separação adequada do lixo, pois tudo o que for separado e vendido, será revertido em renda para a COOPERADAM”, assegura.

Uma das integrantes da cooperativa, Jovelina Rodrigues de Souza, agradeceu a Prefeitura pela iniciativa e por dar à equipe a oportunidade de ter esse rendimento que vai contribuir para o sustento das famílias.


Sobre o barracão
O barracão foi construído com recursos provenientes de uma ação de amparo do Acordo Judicial de Compensação Ambiental entre o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Companhia Energética de São Paulo (CESP) que totalizou R$681.824,43 e a contrapartida da Prefeitura de Adamantina de R$60.963,13.

Próxima etapa das atividades da COOPERADAM
Agora, os membros da cooperativa farão visitas nas casas do município com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo orgânico e reciclável, pois a comercialização desses itens vai gerar renda.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato

Adamantina busca fortalecimento de propostas de custeio da saúde junto ao Governo Federal

31/08/2026   13h21 A Prefeitura de Adamantina participou , na sexta-feira (28), de um importante encontro organizado pelo consórcio Cim Aminap no Hotel Ipê Palace, com

Prefeitura de Adamantina promove capacitação sobre Gestão do Cadastro Único e Programas Sociais

31/08/2026   13h16 A Prefeitura do Município de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira, 31 de agosto, uma capacitação com

ExpoVerde 2026 terá reforço de segurança com tecnologia e inteligência policial

31/08/2026   13h10 A segurança da ExpoVerde 2026 contará com um amplo esquema de policiamento e importantes inovações tecnológicas para garantir mais tranquilidade ao público durante

00:00