Prefeitura de Adamantina participa de chamamento público que visa implementar política pública de coleta seletiva e reciclagem

05/04/2023 17h08

Colaborou: Assessoria de Imprensa do Instituto Recicleiros

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Obras, está participando do edital de chamamento público que visa qualificar as práticas para implementação e melhoria do serviço público de coleta seletiva. O município foi um dos 25 classificados entre os 121 que foram inscritos.

O Programa Recicleiros Cidades tem como objetivo fazer a implantação da coleta seletiva e da reciclagem por meio de um ecossistema em cadeia circular envolvendo prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.

A ação é realizada pelo Instituto Recicleiros que é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras.

Caso o município atenda todos os requisitos do Programa Recicleiros Cidades, ele receberá até R$5 milhões em investimentos para implantação de uma unidade de processamento de materiais recicláveis (UPMR) completa, ações de sensibilização e engajamento da população para o descarte seletivo, formação e incubação de grupo de trabalhadores e assessoria técnica extensiva por 60 meses.

Nesta etapa, a equipe do município participa de formações online com conteúdos técnicos e específicos que tem como foco apresentar todos os critérios que são necessários para que o município seja contemplado.

Vencida a etapa de formações, terão início as visitas dos técnicos e a entrevista com os gestores dos programas nos municípios. Essa ação tem a finalidade de aprofundar o entendimento acerca da qualificação do município para fazer parte do Programa Recicleiros Cidades.

Se o município cumprir todos os requisitos, chegará a fase de seleção e divulgação que consiste na avaliação de toda a documentação que foi entregue nas fases anteriores.

A seletiva para o projeto é organizada pela Academia Recicleiros do Gestor Público, área do Instituto responsável por auxiliar as prefeituras na elaboração de todos os itens necessários para sedimentar a política pública e o serviço de coleta seletiva municipal. A Academia conta com a SIG Group como patrocinadora semente.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
                Jornalista Natacha Dominato

Adamantina está há 13 dias sem novos casos de dengue e reforça importância da prevenção

31/08/2026   18h01 Município registra 21 casos confirmados e 428 notificações; Vigilância Epidemiológica orienta população a manter os cuidados mesmo durante o período mais frio Adamantina

ExpoVerde 2026 promove solidariedade em apoio à Rede de Combate ao Câncer de Adamantina

31/08/2026   14h03 A ExpoVerde 2026 também será marcada pela solidariedade. Durante o evento, a Montaria do Bem promoverá uma campanha em apoio à Rede de

Adamantina busca fortalecimento de propostas de custeio da saúde junto ao Governo Federal

31/08/2026   13h21 A Prefeitura de Adamantina participou , na sexta-feira (28), de um importante encontro organizado pelo consórcio Cim Aminap no Hotel Ipê Palace, com

00:00