Previsão de chuva: Defesa Civil de SP emite alerta e instala gabinete de crise a partir de quinta (24)

24/04/2025 10h48

Instabilidades são provocadas por um sistema de baixa pressão, presença de ventos fortes e passagem de uma frente fria


A ação tem como objetivo reforçar o monitoramento das condições climáticas e garantir respostas rápidas. Foto: Divulgação/Governo de SP

  • Agência SP
  • Publicado em 23/04/2025 – 17:23

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25) em diversas regiões do estado. As instabilidades são provocadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, a presença de ventos fortes em altos níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo oceano, nas proximidades do litoral paulista.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP entrega sirene em áreas de risco na Grande SP

As regiões com maior atenção no momento são a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira, o Litoral Norte, Baixada Santista, a Serra da Mantiqueira e as regionais de Itapeva, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, onde há risco elevado para transtornos associados às chuvas. Também há previsão de volumes significativos nas regionais de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e Bauru, exigindo atenção das autoridades locais e da população.

Gabinete de crise

Diante deste cenário, a Defesa Civil estadual ativou o gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes, que funcionará na quinta-feira (24), das 14h às 22h, e na sexta-feira (25), das 8h às 22h. A ação tem como objetivo reforçar o monitoramento das condições climáticas, articular ações preventivas com os municípios e garantir uma resposta rápida às ocorrências registradas. Participam do gabinete agências reguladoras de serviços, concessionárias de abastecimento de água e fornecimento de energia e Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os avisos oficiais e, em caso de emergência, acione o telefone 199. A atenção deve ser redobrada em áreas de risco, como encostas, margens de rios e regiões com histórico de alagamentos ou deslizamentos.

Prefeitura de Adamantina participa do XVII Encontro Regional de CRAS da Nova Alta Paulista

18/09/2026   15h51 A Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participa nesta sexta-feira (18), com a equipe do CRAS (Centro

Escola da Inclusão tem inscrições abertas para cursos de Libras, Entendendo o TEA e Capacitismo

18/09/2026   14h37 Cursos on-line e gratuitos da Escola da Inclusão têm carga horária total de 20 horas e 3 mil vagas disponíveis Publicado em 17/09/2026

Pix terá novas regras para fraudes, cobrança híbrida e contas-salário

18/09/2026   14h19 Medidas valem a partir de 2027 Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Publicado em 18/09/2026 – 11:47 Brasília O Banco Central anunciou mudanças no regulamento

00:00