Pró-Reitoria de Pesquisa da USP incentiva projetos de ciência cidadã

04/02/2020 18h38

Nova forma de interação entre cientistas profissionais e cidadãos permite que estes participem de atividades formais de pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP apoiará financeiramente projetos de pesquisa com iniciativas de ciência cidadã, ou seja, que tenham por objetivo não só o desenvolvimento e consolidação de abordagem de pesquisa, mas também que promovam uma aproximação da Universidade com a sociedade, trazendo benefícios a ambas.

Os projetos podem ser organizados individualmente ou em conjunto por unidades, museus e institutos especializados da USP, e devem ter duração máxima de 30 meses. As propostas podem ser enviadas até o dia 20 de março, pelo Sistema Atena.

O orçamento de cada projeto é livre, e a adequação, a justificativa e os valores apresentados constituirão pontos importantes na avaliação das propostas. O valor total disponibilizado pelo edital é de R$ 180 mil, que serão distribuídos para os diferentes projetos selecionados.

As propostas serão analisadas por um Comitê de Avaliação que considerará, entre outros aspectos, o grau de envolvimento com a sociedade e os benefícios potenciais.

Ciência cidadã

As iniciativas de ciência cidadã surgem como uma nova forma de interação entre os cientistas profissionais e os cidadãos, permitindo que estes participem de atividades formais de pesquisa desenvolvidas nos principais centros de investigação do mundo, propiciando uma oportunidade de maior engajamento com a ciência, com o método científico e com novas possibilidades educacionais que podem ser colocadas à disposição da sociedade.

“A ciência cidadã faz parte do conceito de ciência aberta e significa desenvolver projetos com maior envolvimento da sociedade. Essa interação pode ser uma participação direta das pessoas em alguma etapa do projeto – na coleta de dados, por exemplo – ou até sugerindo demandas para que a Universidade forneça soluções”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Quem participa de uma iniciativa de ciência cidadã desempenha uma atividade de aprendizado ou lazer por meio da qual colabora formalmente com um projeto de pesquisa cujo resultado pode retornar para o participante na forma de melhoria das condições sociais, ambientais ou até na elaboração de novas políticas públicas.

A USP tem adotado cada vez mais o conceito de ciência aberta (open science), promovendo eventos para a discussão de políticas de ciência aberta na Universidade e incentivando o desenvolvimento de projetos ligados ao assunto.

Do Jornal da USP
Portal do Governo de SP

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

FAI e OAB promovem roda de conversa sobre culpabilidade e vulnerabilidade no Direito Penal

03/02/2026   17h37 Evento traz o especialista Juan Ignacio Lambiase para debater temas contemporâneos Por Jéssica Nakadaira A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de

Docentes e alunos da FAI marcam presença no CIOSP 2026

03/02/2026    17h06 Professores Lívia Maluf e Fábio Perassi ministraram atividades científicas no maior congresso de odontologia da América Latina Por Gustavo Amaral – MTB:

Professores da rede pública de ensino de Adamantina já receberam o aumento da complementação salarial atingindo o mínimo nacional determinado pelo governo

03/02/2026   17h15 O piso salarial para os professores da rede pública estipulado por medida provisória foi modificado em 21 de janeiro de 2026. A medida

00:00