Profa. Dra. Mayara Moura é destaque no maior congresso de Fisioterapia Cardiopulmonar da América Latina

22/05/2026   16h52

Docente da FAI ministrará palestra no XXII SIFR, em Natal (RN), abordando a implementação prática da reabilitação cardíaca na Atenção Primária à Saúde

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP


Entre os dias 12 e 15 de agosto de 2026, a cidade de Natal (RN) se tornará a capital da fisioterapia no Brasil. A capital potiguar sediará o XXII Simpósio de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (SIFR), amplamente reconhecido como o maior congresso dessas especialidades em toda a América Latina. Integrando o grupo de palestrantes do evento, está a Profa. Dra. Mayara Moura Alves da Cruz, que levará sua expertise em reabilitação cardiovascular na saúde pública.

Além de promover a troca de conhecimentos de ponta e inovação tecnológica, a edição deste ano celebrará os 40 anos de atuação da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR).

Durante o congresso, a Profa. Dra. Mayara participará de uma conferência central cujo tema será “Perspectivas Globais e Locais para a Reabilitação Cardíaca na APS (Atenção Primária à Saúde)”.Dentro dessa sala temática, a especialista será responsável por aprofundar um dos desafios mais urgentes do sistema de saúde do país com o subtema: “Implementação no Brasil: como organizar fluxo, equipe e adesão no território”.

Reconhecimento
O convite para palestrar em um congresso foi o reflexo de anos de dedicação e muito trabalho nos bastidores da saúde, o que gerou uma reação genuína e emocionada da professora. “Quando eu vi o e-mail achei que era algum erro! Não acreditava que tinha sido convidada para palestrar em um congresso tão importante. Pensava que ninguém via o que eu estava fazendo… mas não, eu fui notada. É um enorme prazer e espero contribuir com o congresso da melhor forma possível”, relatou a Profa. Dra. Mayara.

Sobre o evento
O XXII SIFR reunirá profissionais, pesquisadores e estudantes do país inteiro e do exterior. A proposta da organização é criar um espaço vital para diálogos que abranjam desde a atenção primária até a alta complexidade, abordando pautas do dia a dia profissional como gestão, evidências científicas e avanços tecnológicos capazes de transformar o prognóstico dos pacientes.

A presença de especialistas focados na realidade do território brasileiro, como a Profa. Dra. Mayara Moura Alves da Cruz, reforça o compromisso do evento em não apenas discutir as tendências globais, mas em aplicá-las com eficiência na nossa realidade local, promovendo mais saúde e o merecido reconhecimento da fisioterapia perante a sociedade.

Crédito das fotos: Arquivo Pessoal/Profa Dra. Mayara Moura
Legenda: Profa. Dra. Mayara Moura leva expertise ao principal congresso de Fisioterapia da América Latina

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Com financiamento de 50% aprovado, FAI viabiliza formação em Medicina para mais estudantes

22/05/2026   17h26 Novo programa garante a cobertura de metade das mensalidades durante a graduação sem comprometer o orçamento institucional Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

Prefeito de Adamantina recebe visita do presidente licenciado do Confea

22/05/2026   17h32 O prefeito de Adamantina, José Carlos Martins Tiveron, recebeu a visita do presidente licenciado do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius

Maio Laranja mobiliza ações de conscientização e proteção à infância em Adamantina

22/05/2026   14h29 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue desenvolvendo a Campanha Maio Laranja 2026 com ações voltadas à

00:00