Professora da UniFAI participa de Congresso Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo

18/11/2021 13h10

Prof.ª Ma. Ana Vitória Salimon-Santos atuou como participante, apresentadora de trabalho e presidente de mesa redonda

 Por Priscila Caldeira

A docente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof.ª Ma. Ana Vitória Salimon-Santos, participou remotamente do XV Encontro Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo, XIII Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares, XX Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo (SPGPAG) e XIV Jornada da Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo (SPAGESP).

Com o tema Ressignificação dos vínculos em tempo de múltiplas incertezas, os eventos organizados pela Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo ocorreram via Plataforma Zoom de 22 a 24 de outubro.

Ana Vitória atuou como participante, apresentadora de trabalho e presidente da mesa redonda de Vínculos Familiares. “A participação no congresso luso-brasileiro foi muito gratificante. As respeitáveis instituições envolvidas congregam profissionais e pesquisadores que são referências importantes para os estudos de grupo numa visão social implicada da Psicanálise. Além dos conhecimentos e trocas de experiências e afetos, o mesmo ocorre totalmente através de técnicas grupais o que permite não só dialogar, mas vivenciar e refletir os processos grupais”, avalia.

Apresentação de trabalho
Em coautoria com Lazslo Antonio Ávila, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares (NESME) e Juliana Bredemeier, do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, o trabalho apresentado foi “Contribuições da Psicanálise das configurações vinculares para reflexões sobre o suicídio e sua prevenção” na Mesa Redonda: O pensar grupal na tomada de consciência das diversas formas de violência.

Trata-se de uma revisão narrativa sobre a compreensão de teorias que enfocam os vínculos entre as pessoas, especialmente a teoria psicanalítica das configurações vinculares, e as contribuições para compreensão do suicídio e possibilidades de prevenção por meio de tecnologias leves em saúde.

A pesquisa é um recorte do trabalho de conclusão da especialização em Intervenção na Autolesão, na Prevenção e Posvenção do Suicídio inspirado a partir da experiência da autora com a Rede Promover Vida e grupos.

Atualmente a professora está vinculada como membro-aluna do Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares (NESME), cursando aprimoramento em Coordenação e Manejo de grupos em diferentes contextos, com o objetivo de agregar qualidade às suas práticas profissionais.

Na UniFAI, Ana Vitória coordena o Serviço de Atenção Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) e o Núcleo de Psicologia (NUPFAI). Atua na docência, supervisão de estágios e articulação da Rede Promover Vida.

Os anais do congresso estão disponíveis em 
https://nesme.com.br/anais2021.pdf

 

 Fotografias: Arquivo Pessoal

Professora Da UniFAI Participa De Congresso 2Professora Da UniFAI Participa De Congresso

 

– Prof.ª Ana Vitória coordena o SAPP e o NUPFAI, supervisiona estágios e é articuladora da Rede Promover Vida

– No Congresso Luso-Brasileiro, Ana Vitória atuou como participante, apresentadora de trabalho e presidente da mesa redonda de Vínculos Familiares

 

Central de Comunicação
Diretor de Comunicação 
Daniel Torres – MTb: 51.540/SPRedaçãoPriscila Caldeira – MTb.: 8.148/PRCentro Universitário de Adamantina (UniFAI)

Lucélia – Atualização de casos Covid-19

03/12/2021 18h02 Dados atualizados nesta sexta-feira, 03 de Dezembro. Desde o início da Pandemia, são 2.083 casos positivos de COVID-19 no município de Lucélia. Atualmente

Adamantina – Boletim Informativo Covid-19

03/12/2021 17h58 Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, esses dados são referentes ao dia 02 de dezembro. Os 10 leitos de UTI, são 9 do SUS

Processo licitatório para construção de casas por meio do Programa Nossa Casa sofrerá ajustes

03/12/2021 17h55 Seguindo uma orientação da Secretaria de Habitação do Governo do Estado de São Paulo emitida em uma reunião que contou com a participação

00:00