Professoras de Psicologia da UniFAI organizam livro fruto de produção científica da especialização em Psicologia da Saúde

28/10/2021 18h34

As docentes Maria de Fátima Belancieri e Magda Arlete Vieira Cardozo participam nesta sexta, 29, de um bate-papo de lançamento da obra no canal do YouTube da editora CRV

Por Priscila Caldeira


Com o objetivo de sistematizar parte da produção científica do curso de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, duas professoras do curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) organizaram o livro “Multiplicidades e Desdobramentos da Atuação em Psicologia da Saúde”, lançado no último dia 19, durante a abertura dos Congressos Científicos da instituição.

No prosseguimento da divulgação da coletânea, as professoras Dra. Maria de Fátima Belancieri, coordenadora do curso Pós-Graduação lato sensu em Psicologia da Saúde da UniFAI e Ma. Magda Arlete Vieira Cardozo, coordenadora do curso de graduação em Psicologia, participam de um bate-papo de lançamento da obra na 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia nesta sexta-feira, 29, às 16h, que será transmitido pelo canal da editora CRV no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=n1AbpQWeKh4) sobre o conteúdo da obra de oito capítulos.

“Estendemos o convite para a leitura de uma pequena parcela do que se produziu no curso de Psicologia da Saúde até este momento”, afirmam as organizadoras.

O livro é comercializado pela editora CRV e posteriormente estará disponível nas livrarias. A pessoa interessada em adquiri-lo poderá entrar em contato pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

Conteúdo da obra

O livro é aberto com o capítulo “Psicologia da saúde: práticas em saúde e qualidade de vida”, escrito por Maria de Fátima. Já o capítulo 2 trata sobre Música e Psicologia: intersecções e possibilidades de intervenções terapêuticas, produzido por Luana Zerbini e Prof.ª Magda Arlete Vieira Cardozo.

O capítulo 3 traz as Intervenções psicológicas no tratamento da psoríase, elaborado por Letícia School da Silva e Prof.ª Magda Arlete Vieira Cardozo.

No quarto capítulo, Daruana Alves de Almeida e Prof.ª Magda Arlete Vieira Cardozo discorrem a respeito do aumento da violência doméstica e sua relação com a pandemia do novo coronavírus.

O capítulo 5 descreve as Práticas de prevenção e posvenção do suicídio no Brasil, produzido por Laís Daniel Ferreira e Prof.ª Ana Vitória Salimon C. dos Santos, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS) e responsável técnica do Núcleo de Psicologia da UniFAI.

A “Psicologia das Emergências e Desastres: depoimentos dos sobreviventes da tragédia de Brumadinho e o papel do psicólogo nesse contexto” é trabalhada no capítulo 6 por Daiane Costa dos Santos, Profª Maria de Fátima Belancieri e Oséias Nicolau de Freitas.

No capítulo 7, Wilson Cezar Barros e a Profª Maria de Fátima Belancieri escrevem sobre “Polícia Militar: sofrimento psíquico e reconhecimento social”.

O capítulo 8, final, aborda o Corpo de Bombeiros: aspectos psicológicos e qualidade de vida, produzido por Carolinne Amanda Campano dos Santos e Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta.

A Psicologia da Saúde foi regulamentada como especialidade em 2016. Na UniFAI, o curso de especialização existe desde 2001.

Para mais informações sobre o curso, entre em contato na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo [email protected] ou pelo telefone (18) 3502-7010.

Imagem: Reprodução
Legenda: Organizadoras durante lançamento remoto do livro no último dia 19 durante abertura dos Congressos Científicos da instituição

Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb: 51.540/SP
Redação
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Centro Universitário de Adamantina (UniFAI)

Lucélia – Atualização de casos Covid-19

03/12/2021 18h02 Dados atualizados nesta sexta-feira, 03 de Dezembro. Desde o início da Pandemia, são 2.083 casos positivos de COVID-19 no município de Lucélia. Atualmente

Adamantina – Boletim Informativo Covid-19

03/12/2021 17h58 Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, esses dados são referentes ao dia 02 de dezembro. Os 10 leitos de UTI, são 9 do SUS

Processo licitatório para construção de casas por meio do Programa Nossa Casa sofrerá ajustes

03/12/2021 17h55 Seguindo uma orientação da Secretaria de Habitação do Governo do Estado de São Paulo emitida em uma reunião que contou com a participação

00:00