Programa “Decks Urbanos” e o potencial dos espaços abertos

01/04/2024 16h35

Iniciativa tem como objetivo fomentar a economia e o turismo local, permitir que os estabelecimentos dos ramos alimentícios possam fazer uma extensão de suas calçadas e, ainda, criar áreas de convivência ao ar livre


A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, lançou no ano passado o programa “Decks Urbanos”.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a economia e o turismo local, permitir que os estabelecimentos dos ramos alimentícios possam fazer uma extensão de suas calçadas e, ainda, criar áreas de convivência ao ar livre.

Desde o lançamento, cinco empresas que atuam no ramo de bares, restaurantes e similares, instalaram os decks que permitem a ocupação com mesas e cadeiras, da faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regulamentado.

Mais duas novas empresas já protocolaram pedido que encontra-se sob análise das equipes técnicas. Alexandro Nunes dos Santos, mais conhecido como “Mineiro”, proprietário do Restaurante e Espetaria Mineiro e Vanessa é um dos comerciantes que aderiu à iniciativa municipal.

Ele conta que ficaram sabendo do programa e acharam a ideia interessante, pois o público que frequenta o estabelecimento gosta mais de ficar na calçada.

“Com o Deck tivemos bastante reserva para aniversário, confraternização de empresas e grupos de amigos. Com isso, tivemos um aumento em nossas vendas gerando também mais lucro para o restaurante”, garante.

André Luis Araújo da Beer Store também integra o programa municipal. Ele comenta que o objetivo da instalação do deck foi oferecer uma acolhida diferenciada aos clientes.

“Com ele ganhamos mais espaço em nosso negócio. Vemos de forma positiva a iniciativa da Prefeitura por valorizar o comércio e turismo de Adamantina”, assegura.

Segundo ele, foi possível notar um aumento de 30% nos lucros da empresa. “Não somente o aumento do espaço físico, também vimos o aumento da visibilidade do nosso negócio pois o deck se destaca frente a todo comercio”, diz.

Adamantina é pioneira neste segmento na região. O modelo foi inspirado no projeto Ocupa Rua, da capital paulista. Na época, a iniciativa foi desenvolvida por várias frentes para tentar driblar o efeito da pandemia no setor gastronômico.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Luciana Pereira, afirma que quem passa pela capital pode perceber que o projeto veio para ficar e muitos estabelecimentos disponibilizam esse ambiente.

“A mesma ideia foi trazida para cá com o foco no fomento local. Hoje, ficamos muito felizes quando recebemos o feedback dos empresários que acreditaram no programa, investiram em seus estabelecimentos e hoje já estão colhendo frutos com mais  frequentadores, mais movimento e mais desenvolvimento tanto para eles como para o município que atrai não só os munícipes daqui como de toda a região!”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico Luciana Pereira.

Entenda o que é Programa Decks Urbanos

O Programa Decks Urbanos autoriza que os estabelecimentos ampliem os espaços para atender mais clientes, fomentando o desenvolvimento do município e, ainda, permitindo que eles criem ambientes livres das delimitações das paredes.

Qualquer empresa do segmento de bares, restaurantes e similares, poderá ocupar, com mesas e cadeiras, a faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regulamentado, após cumprir todas as exigências determinadas no decreto 6685.

Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Fiscalização e Arrecadação Tributária que funciona no segundo andar do Paço Municipal ou pelo telefone (18) 3502-9009.


Fotos Cedidas

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato

FAI abre inscrições de bolsas de 50% para alunos de qualquer curso de graduação da Instituição

19/03/2025 16h36 As inscrições para concorrer a uma das 80 bolsas podem ser feitas pela internet até o dia 31 de março Por Daniel Torres Você, aluno

Com atendimentos e serviços gratuitos à população, FAI realiza primeira Ação Social de 2025 na praça

19/03/2025 16h32 Ao todo, foram contabilizados mais de 100 atendimentos ao público que passou pela Praça Élio Micheloni no período das 8h às 11h30 Por Daniel

Governo de SP reforça protocolos para doenças de transmissão respiratória

19/03/2025 16h30 Entre os protocolos disponíveis estão os referentes a Coqueluche, Sarampo, Rubéola, Síndrome Gripal (SG) e Varicela O objetivo é garantir que todos os

00:00