Projeto da FAI leva capacitação em primeiros socorros a escolas de Adamantina

17/12/2024 18h18

A iniciativa já impactou mais de 600 alunos, professores e membros da comunidade escolar

Por Jéssica Nakadaira

O projeto extensionista e de pesquisa “Capacitação em Primeiros Socorros: Promoção de Ambientes Escolares Seguros” vem transformando a realidade das escolas municipais e estaduais de Adamantina desde 2023.

Idealizado pelos professores da disciplina de Serviços de Saúde na Comunidade, do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina, a iniciativa já impactou mais de 600 alunos, professores e membros da comunidade escolar, tornando as instituições de ensino mais seguras e preparadas para situações de emergência.

Neste ano, o projeto ampliou suas atividades, alcançando escolas municipais de ensino infantil (EMEIs), onde professores e pais de alunos receberam capacitação. Além disso, a ação foi estendida à Escola Técnica Herval Bellusci, localizada na zona rural, envolvendo professores, servidores e estudantes do ensino médio.

O funcionamento do projeto começou com o contato direto com a Secretaria de Educação do Município, responsável por coordenar e agendar as atividades nas unidades escolares. Durante as visitas, os professores da disciplina supervisionam grupos de alunos, preparados para repassar informações teóricas e práticas sobre primeiros socorros, com o intuito de aproximar o aprendizado acadêmico da comunidade.

Entre os temas abordados, estão situações cotidianas que podem colocar vidas em risco, como engasgos, desmaios, convulsões e sangramentos graves. O projeto busca capacitar pessoas leigas a prestar os primeiros atendimentos, estabelecendo um ambiente seguro, acionando o socorro e aplicando as técnicas adequadas para minimizar danos e preservar vidas.

Os alunos do primeiro ano da disciplina, previamente preparados com aulas teóricas e práticas, participaram das atividades. Foram elaborados cenários simulados para treinar o atendimento em diferentes situações de emergência, seguindo protocolos internacionais de primeiros socorros e fundamentação científica.

Neste ano, o projeto percorreu mais de 10 unidades escolares, capacitando aproximadamente 200 pessoas, entre professores, pais e alunos do ensino médio. A iniciativa também incluiu uma pesquisa com professores do ensino infantil, por meio de um questionário pré-teste, com o objetivo de avaliar a preparação desses profissionais para lidar com emergências. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEPe), está em fase de análise e interpretação de dados.

A coordenação do projeto está a cargo da Prof.ª Ma. Dezolina Franciele Cardin Cordioli, da Prof.ª Dra. Marisa Furtado Mozini e do Prof. Esp. Valdecir Pereira Guimarães, que destacam a importância de envolver a comunidade no processo de ensino, pesquisa e extensão.

O aluno Márcio José Mozini Cardim, do 1º ano, relatou sua experiência com o projeto: “Contribuir para a capacitação de professores e funcionários para lidar com emergências no ambiente escolar foi uma experiência enriquecedora, que reforçou a importância de levar o conhecimento técnico além dos muros da universidade. Essa interação não apenas proporcionou aprendizado mútuo, mas também me permitiu desenvolver habilidades práticas de comunicação efetiva e empatia, essenciais para minha formação como futuro profissional da saúde”.

Fai Primeiros Socorros Em Escolas De Adamantina 1Fai Primeiros Socorros Em Escolas De Adamantina 2Fai Primeiros Socorros Em Escolas De Adamantina 3Fai Primeiros Socorros Em Escolas De Adamantina 4Fai Primeiros Socorros Em Escolas De Adamantina 5Fai Primeiros Socorros Em Escolas De Adamantina 6

Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Legenda: Entre os temas abordados, estão situações cotidianas que podem colocar vidas em risco, como engasgos, desmaios, convulsões e sangramentos graves

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

FAI alcança caixa de R$ 84 milhões após crescimento de 90% nos últimos quase quatro anos, aponta a Reitoria

16/05/2024 17h58 Com caixa fortalecido, Instituição avança em infraestrutura, modernização de equipamentos e valorização de servidores e docentes Por Daniel Torres A Reitoria do Centro Universitário

Riscos Psicossociais e Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho é tema de palestra

16/05/2025 17h52 Promovida pela ACE Adamantina, OAB São Paulo e Centro Universitário de Adamantina – FAI O evento será realizado no dia 21/05 no Auditório

Equipe feminina de Adamantina está classificada para final estadual dos Jogos Abertos da Juventude

16/05/2025 17h48 A Fase Regional do Voleibol de Praia dos Jogos Abertos da Juventude foi realizada no último sábado (10), em Presidente Bernardes. A equipe

00:00