Projeto de adequação de Gestão de Sistema de Resíduos Sólidos da cidade de Irapuru está entre os 10 melhores do Brasil
30/11/2019 18h12
A classificação foi obtida junto ao Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.
O projeto surgiu a partir de uma análise detalhada dos problemas do município na gestão dos resíduos sólidos.
Foram anos de estudo, detectando falhas e buscando soluções através de medidas concretas, tendo como base o custo, o serviço prestado à população, e a destinação final, sendo todo ele [Projeto] sido feito de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, além da Política Estadual, e também a Municipal.
Depois de concluído, o projeto foi inscrito no programa de dois ministérios, Meio Ambiente, e Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, tendo sido classificado em 7º no primeiro [Meio Ambiente], e 10º no segundo [Fundo de Direitos Difusos], ambos em nível nacional.
Retornando de Brasília, onde pode acompanhar a análise feita pelos conselheiros do Fundo de Direitos Difusos, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Irapuru, Milton Idie, esteve na redação do site clikar, acompanhado pelo Engenheiro Ambiental, Luiz Fernando Dall’Acqua Rosa, onde concederam entrevista.
Milton explicou como foi feita a rigorosa análise do projeto por parte dos conselheiros, e Luiz Fernando a parte funcional.
“A presidente do Conselho do Fundo dos Direitos Difusos, elogiou o projeto de Irapuru, enaltecendo o profissionalismo, enfatizando que ele [projeto], tem de ser um modelo para todos”, nos disse Milton Idie.
Na entrevista, ele alerta para o novo formato que está sendo adotado pelo governo Federal na gestão de recursos públicos.
O valor aprovado para o projeto é de R$ 1.294.000,00 ( Um milhão duzentos e noventa e quatro mil reais).
Essa importante entrevista você vai poder ouvir no link logo abaixo da matéria.
Erivaldo Lopes
Jornalista
entrevista com secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Irapuru, Milton Idie
e com o Engenheiro Ambiental, Luiz Fernando Dall’Acqua Rosa