Projeto Nossa Gente conquista prêmio Trabalho Destaque no 19º ENEX, promovido pela Universidade Federal do Cariri (CE)

07/11/2023 11h12

Integrantes do projeto, vinculado aos cursos de História e Geografia do Centro Universitário de Adamantina, conquistaram o 1º lugar como trabalho destaque e terão capítulo publicado em livro digital

Bruno Vinícius Martielo Rondon e Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil
Revisão de: Daniel Torres de Albuquerque

Na noite do último dia 25 de outubro, ocorreu a apresentação remota dos integrantes do Projeto Nossa Gente, vinculado ao Centro Universitário de Adamantina, no 19º Encontro de Extensão (ENEX) da Universidade Federal de Cariri (UFCA) – Câmpus de Juazeiro do Norte (CE). O grupo foi representado pelo graduando do 8º termo de História, Bruno Vinícius Martielo Rondon.

O trabalho inscrito foi o “Projeto Nossa Gente, um novo olhar para o mesmo lugar. Identificação dos inauguradores do gentílico local dos municípios da Nova Alta Paulista”, sob orientação da Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil.

Os avaliadores, moderados pelo Prof. Dr. Jucieldo Ferreira Alexandre, expressaram satisfação pela relevância do tema e pela metodologia utilizada na pesquisa. Em etapa posterior, o trabalho conquistou o 1º lugar na categoria Cultura. Como premiação, além de menção honrosa e certificado, os nove autores terão o trabalho publicado em livro digital.

Em desenvolvimento desde 2020, o Projeto Nossa Gente está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) do Centro Universitário de Adamantina e tem como objetivo identificar e sistematizar características das identidades regionais da Nova Alta Paulista.

Conta com a participação de graduandos e egressos dos cursos de História e de Geografia (hoje atuando como professores em escolas públicas e privadas). Conta também com colaboradores da comunidade regional, que se juntam às atividades de pesquisa e extensão por afinidade com os temas desenvolvidos.

Segundo a Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil, “o recorte relatado no trabalho inscrito destaca as atividades desenvolvidas em 2020, durante o distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Um grupo de 20 pessoas, por meio da plataforma FamilySearch, manuseou cerca de 12 mil documentos para identificação dos primeiros assentados no livro 001 de registro civil de cada um dos 30 municípios da Nova Alta Paulista”.

Ela complementa que essas pessoas, muitas delas ainda vivas, “constituem os inauguradores do gentílico de cada cidade, uma vez que seus pais vieram de outras localidades”. A próxima tarefa do grupo consiste em identificar essas pessoas, em cada cidade, para coleta de seus depoimentos para posterior publicação de material histórico inédito na região.

A pesquisa tem grande relevância para a compreensão da composição demográfica regional. Os documentos atestam a presença marcante de migrantes vindos de várias partes do estado de São Paulo, bem como a forte presença mineira e nordestina. A presença de estrangeiros não é tão acentuada, com destaque para japoneses, letões, russos, suíços, alemães e pequeno percentual de italianos, espanhóis e portugueses.

A Universidade Federal do Cariri, localizada a 500 quilômetros da capital cearense, Fortaleza, “é composta por cinco câmpus (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó) e tem como principais objetivos a inclusão social e o desenvolvimento territorial sustentável”. Conta com 25 cursos de graduação, sete especializações e um robusto programa de mestrado e doutorado. Sua criação é recente, datando do final da primeira e início da segunda década do século XXI, fruto de uma fase profícua para a expansão do Ensino Superior no país.

Assim como os Congressos Científicos (CIC), a iniciativa da UFCA fomenta as ações voltadas à pesquisa e à extensão, criando oportunidades para que alunos de várias localidades possam demonstrar os seus estudos, trocar experiências e ampliar os seus conhecimentos. Destaca-se a grande contribuição da tecnologia da informação, suprimindo as distâncias geográficas e conectando pessoas e saberes.

FAI Projeto Nossa Gente
Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb.: 51.540/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

SAPP realiza atividades de acolhimento de calouros

21/02/2024 15h49 Dinâmica a cada curso de graduação segue até esta quinta-feira, 22, no Câmpus II Por Priscila Caldeira O Serviço de Atenção Psicopedagógica e

Secretaria de Assistência Social e FATEC de Adamantina firmam parceria

21/04/2024 15h47 300 famílias serão atendidas Com o objetivo de oferecer capacitação profissional para os atendidos da Secretaria de Assistência Social de Adamantina, a secretária

Prefeitura de Adamantina abre chamamento público para entidades que desejarem executar atividades socioeducativas, culturais e de lazer para pessoas com 60 anos ou mais

21/02/2024 15h43 Documentação deverá ser entregue até 21 de março no 5º andar do Paço Municipal A Prefeitura de Adamantina abriu edital de chamamento público

00:00