Projeto “OAB e FAI vão à escola” promove diálogos entre a advocacia, estudantes do curso de Direito e do Ensino Médio sobre temas jurídicos

02/06/2026   16h47

O objetivo da ação extensionista foi dialogar sobre cidadania, os direitos fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição Federal e temas jurídicos do cotidiano juvenil

Por Jéssica Nakadaira

O Centro Universitário de Adamantina (FAI) e a 59ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizaram, nos dias 27 e 28 de maio e 1º de junho, uma série de encontros do projeto “OAB e FAI vão à Escola”. A iniciativa, que envolveu advogados, professores e estudantes do curso de Direito, alcançou 267 alunos do 3º ano do ensino médio de quatro escolas públicas do município. O objetivo da ação extensionista foi dialogar sobre cidadania, os direitos fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição Federal e temas jurídicos do cotidiano juvenil, atuando como um instrumento de orientação e prevenção.

As atividades ocorreram nas escolas ETEC Professor Eudécio Luiz Vicente, ETEC Engenheiro Herval Bellusci (Colégio Agrícola), Helen Keller e Fleurides Cavallini Menechino. Durante as visitas, os integrantes do projeto debateram a proibição constitucional a todas as formas de discriminação, a responsabilização por práticas preconceituosas e discursos de ódio, além de conceitos de cidadania digital, respeito à privacidade, violência na internet e as respectivas responsabilidades civis e criminais por excessos cometidos no ambiente virtual.

Nesta edição, os encontros contaram também com a participação de estudantes de Direito integrantes do projeto “Soul Feminina”. O grupo abordou a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher, detalhando os tipos de violência previstos na legislação, a importância do acolhimento às vítimas e a responsabilização do ofensor. Também foram apresentados os grupos reflexivos voltados para homens, estratégia que visa à desconstrução de comportamentos agressivos e à quebra do ciclo da violência de gênero.

No âmbito institucional da FAI, tanto o “OAB e FAI vão à Escola” quanto o “Soul Feminina” integram o Programa FAI CIDADÃ, vinculado ao Núcleo de Cidadania e Ação Social do curso de Direito. De acordo com a Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo, supervisora do programa e presidente da Comissão OAB vai à Escola em Adamantina, o impacto da ação reflete-se na formação de todos os envolvidos.

“Os diálogos promovidos pela advocacia no projeto OAB e FAI vão à Escola representam, tanto para os jovens do ensino médio como para os estudantes de Direito que participam ativamente dos encontros, oportunidades de formação cidadã e melhor entendimento sobre direitos, deveres e limites essenciais para uma convivência social mais respeitosa e pacífica”, afirmou a docente.

Oab E Fai (1)Oab E Fai (5)Oab E Fai (4)Oab E Fai (3)Oab E Fai (2)

Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Legenda: A iniciativa, que envolveu advogados, professores e estudantes do curso de Direito, alcançou 267 alunos do 3º ano do ensino médio de quatro escolas

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

FAI abre inscrições para processo seletivo do Programa de Monitoria Inclusiva

11/06/2026   11h20 As vagas deste edital são destinadas aos cursos de Biomedicina (1º e 7º termos) e Ciências Biológicas (7º termo) Por Jéssica Nakadaira O

Prefeitura de Adamantina recebe, em Brasília, o Selo Sebrae de Referência em Atendimento – Categoria Diamante referente ao Ciclo 2025

11/06/2026   12h53 A Prefeitura de Adamantina recebeu nesta quarta-feira (10), em Brasília, o Selo Sebrae de Referência em Atendimento – Categoria Diamante, referente ao Ciclo

Prefeitura de Adamantina informa cancelamento do 4º Arraiá do Projeto ASA devido às condições climáticas

11/06/2026   11h39 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que o 4º Arraiá do SCFV Projeto ASA e Comunidade

00:00