Quase metade dos inscritos no IX Congresso de Pesquisa Científica da UniFAI provém de instituições públicas
27/10/2019 17h56
Os três congressos registraram um total de 1.185 trabalhos inscritos de 119 instituições de oito estados do país
Por Priscila Caldeira
A 9ª edição do Congresso de Pesquisa Científica (IX CPC) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), voltado a graduados, professores e pesquisadores, registrou 212 autores de 84 trabalhos inscritos.
Aproximadamente metade das pesquisas expostas pertence a autores que atuam em instituições públicas. É o caso de Aline Valente Nunes Borro, professora da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina, que apresentou um recorte da pesquisa de mestrado defendido na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Marília.
A pesquisa de Aline discorreu sobre “O ensino técnico de nível médio no Brasil”: “Partiu do meu trabalho em sala de aula. Sou professora de português e inglês. Já lecionei no ensino médio propedêutico e no ensino integrado e percebemos o preconceito com relação ao ensino técnico de nível médio”.
Ela aponta a importância do trabalho para o debate a respeito da Lei nº 13.415/2017 que estabeleceu uma mudança estrutural do ensino médio.
“Estamos com uma nova lei com relação ao novo ensino médio e temos percebido que temos ciclos de valorização e menosprezo do ensino técnico. Essa educação fragmentada da formação geral já ocorreu antigamente e ocorre hoje, mais enfaticamente com essa nova proposta. Muitos alunos não vão conseguir galgar o ensino superior devido a dificuldades que terão, pela falta de componentes curriculares. Eles vão poder escolher itinerários formativos ou um curso técnico. Os filhos da classe trabalhadora que não têm condição de pagar um cursinho terão que se conformar em não realizar o ensino superior, muito menos público”, afirma.
Edição comemorativa em 2020
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, haverá programação especial em 2020 devido aos 10 anos de existência do CPC.
“Ano que vem junto à 10ª edição comemorativa do CPC, faremos o 1º Congresso Internacional sobre Mudança Climática da Alta Paulista, referente ao Euroclima+”, ressaltou.
Neste ano os Congressos registraram um total de 1.185 trabalhos inscritos de 119 instituições de oito estados do país, sendo 575 no CIC Universitário, 526 no CIC Júnior e 84 no CPC.
Haverá premiações aos melhores trabalhos no auditório Miguel Reale, Câmpus II da UniFAI.
foto: Aline Valente Nunes Borro, professora da Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente, apresentou um recorte da pesquisa de mestrado