Rede Promover Vida realiza 12º Encontro por uma Cultura da Paz e 7º Simpósio Regional de Prevenção e Posvenção do Suicídio

25/10/2023 17h13

Evento acontece nesta quinta e sexta-feira

Por Jéssica Nakadaira

Nos dias 26 e 27 de outubro, quinta e sexta-feira, a Rede Promover Vida realiza o 12º Encontro por uma Cultura da Paz de Adamantina e o 7º Simpósio Regional de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

Na quinta-feira, as atividades acontecem na Biblioteca Municipal a partir das 19h30, abertas a toda a população.

Haverá diálogo com a comunidade sobre cuidados em situações de autolesão/automutilação e comportamento suicida e palestras com os temas “Violências na atualidade e a Rede Promover Vida no apoio às pessoas, famílias e instituições (Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos – docente do Centro Universitário de Adamantina), “Ações que salvam vidas e abordagem técnica em tentativas de suicídio” (14ºGB Pelotão de Bombeiros), “O que é CVV” (Sandra Kokura – voluntária do Posto CVV) e Cultura e Arte na Promoção da Vida (Sérgio Vanderlei – Secretário de Cultura e Turismo).

Já na sexta-feira, 27, a programação acontece no Câmpus II a partir das 7h30. No Auditório Miguel Reale, a Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos falará sobre Recomendações internacionais, marcos legais no Brasil e a intersetorialidade como caminho possível para ações sustentáveis e efetivas para a prevenção do suicídio. Em seguida, Daniele Cristina Ribeiro dos Santos e Mateus Henrique Bevilacqua Nascimento abordarão a “Construção social dos condicionantes e determinantes de Saúde e dos agravos em saúde mental na contemporaneidade”.

Às 13h30, “Adoecimento psíquico dos trabalhadores: fatores de risco e estratégias de prevenção” será o tema abordado pelo palestrante João Roberto Franco.

No bloco 3, serão realizadas diversas oficinas, workshops, rodas de conversas e palestras interativas no Bloco 3, com temas variados, às 10h20 e às 14h40.

Para o dia 27, por conta do número limitado de participantes nas oficinas, deverão ser realizadas inscrições prévias pelo site até o dia 25. Após esta data, as inscrições poderão ser feitas no local, caso existam vagas. Serão emitidos certificados para os participantes nos dois dias de eventos.

Mais informações no Núcleo de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina [contatos: [email protected] e (18) 99775- 7844].

A professora Ana Vitória reforça o convite a participação de toda a comunidade, explicando que o encontro é resultado de um trabalho que se desenvolve há mais de 15 anos que visa refletir e agir em prol de relações mais solidárias entre as pessoas em direção à promoção da Saúde e prevenção de violências. Em especial o evento do dia 26, na biblioteca municipal visa dialogar com a comunidade sobre a violência autoprovocada, orientando sobre atitudes e encaminhamentos possíveis, se colocando à disposição para dúvidas. “As atividades estão sendo preparadas com muita dedicação por um coletivo formado por profissionais, voluntários e alunos de diversas instituições de Adamantina e do Estado de São Paulo”, ressalta.

 

Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb.: 51.540/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

 

SAPP realiza atividades de acolhimento de calouros

21/02/2024 15h49 Dinâmica a cada curso de graduação segue até esta quinta-feira, 22, no Câmpus II Por Priscila Caldeira O Serviço de Atenção Psicopedagógica e

Secretaria de Assistência Social e FATEC de Adamantina firmam parceria

21/04/2024 15h47 300 famílias serão atendidas Com o objetivo de oferecer capacitação profissional para os atendidos da Secretaria de Assistência Social de Adamantina, a secretária

Prefeitura de Adamantina abre chamamento público para entidades que desejarem executar atividades socioeducativas, culturais e de lazer para pessoas com 60 anos ou mais

21/02/2024 15h43 Documentação deverá ser entregue até 21 de março no 5º andar do Paço Municipal A Prefeitura de Adamantina abriu edital de chamamento público

00:00