Roda de Conversa do SAPP debate sobre as diversas formas de existência, na terça, 25

21/03/2025 16h44

Atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica

Por Daniel Torres

O Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) do Centro Universitário de Adamantina (FAI) promove na próxima terça-feira, 25, a partir das 18 horas, uma roda de conversa aberta a toda a comunidade acadêmica.

Com o tema “Gênero e Orientação Sexual: refletindo sobre as diversas formas de existência” e carga horária de uma hora, o evento pretende discutir sobre as diversas formas de existências, desafios e preconceitos sociais.

A atividade será realizada na Sala 12 do Bloco I do Câmpus II, próximo ao SAPP, e terá como mediadoras as assistentes sociais Tânia Martins de Souza (CRESS 15.314) e Regiane Vieira Gonçalves Dechen (CRESS 31907). Os participantes, posteriormente, terão acesso ao certificado de participação.

“Essa roda de conversa objetiva, a partir da troca de informações e de conhecimentos, que possamos visualizar formas de perceber e lidar com a diversidade sexual, de modo a não reproduzirmos preconceitos e discriminações, construindo novos olhares sobre a questão”, disse Regiane Dechen.

Roda de conversa

As Rodas de Conversa são atividades técnicas que promovem a troca de ideias e o fortalecimento da convivência universitária, permitindo que todos contribuam para a construção de um ambiente mais inclusivo e colaborativo. Elas podem integrar qualquer eixo de atuação do SAPP da FAI. A atividade desta terça-feira, por exemplo, faz parte do eixo que aborda Cidadania, Diversidade e Inclusão.

Segundo a Cartilha do SAPP, “este projeto [eixo] tem como objetivo apoiar os processos de desenvolvimento pessoal e social, promovendo uma reflexão crítica sobre questões relacionadas à cidadania, diversidade e inclusão. Os temas discutidos incluem questões como bullying, discriminação, violência de gênero, preconceitos sociais e raciais, etarismo, inclusão de pessoas com deficiência, mercado de trabalho, sustentabilidade, entre outros, que afetam e são vivenciados no coletivo”.

“Por meio de atividades que possibilitem o diálogo e reflexões no ambiente universitário, o SAPP procura tratar de temas transversais que afetam o cotidiano e contextos vivenciados por todos nós”, explicou Regiane.

É possível participar das atividades do SAPP de três formas: por demanda espontânea individual – basta comparecer presencialmente ou entrar em contato com os canais de comunicação do SAPP (e-mail ou telefone) e encaminhar a solicitação de participação; por encaminhamentos – demandas psicopedagógicas e psicossociais poderão ser apresentadas pelos setores acadêmico e administrativo para análise conjunta e elaboração de projetos necessários; ou por oferta programada – periodicamente é divulgada no Portal da FAI e demais canais de comunicação da Instituição a programação das atividades e formas de participação.


Legenda da imagem
A atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica
Crédito da imagemAgência DCOM


Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

04/12/2025   16h24 Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação

Visitação para empresas interessadas no antigo prédio do IBC continua aberta

04/12/2025   15h42 Edital com as informações está disponível em https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/editais/0/1/1752/ Continua aberta à visitação para interessados em participar do edital de concorrência pública do antigo

Secretaria Municipal de Educação implementa ações do Programa Prefeitura de Excelência

04/12/2025   15h26 Ação contou com o apoio de Diego Calegari, secretário de educação de Joinville, que é o município que hoje tem a melhor pontuação

00:00