Rodrigo Garcia determina força-tarefa para fiscalizar preços de combustíveis

20/06/2022 16h42

Acompanhamento de preços começa nesta segunda em mais de mil estabelecimentos; profissionais do Procon vão verificar aplicação de novas regras do ICMS

O governador Rodrigo Garcia determinou nesta segunda-feira (20) a criação de uma força-tarefa para fiscalização de preços de combustíveis em todas as regiões do estado de São Paulo. Profissionais do Procon.SP vão atuar para acompanhar os preços nas bombas de mais de mil estabelecimentos nas regiões metropolitanas, interior e litoral para checar se os valores ao consumidor vão acompanhar a redução do ICMS ao longo da semana.

“Pedi para o Procon fazer a checagem em mais de mil postos de gasolina espalhados pelo estado dos preços de hoje. E vou fazer isso regularmente para que, no momento em que os impostos forem reduzidos, avaliar se essa redução chegou na bomba. Porque muitas vezes ela fica na margem de lucro das distribuidoras e também de donos de postos”, disse Rodrigo. “O objetivo é que a gente consiga alguma redução final para o consumidor de combustível aqui em São Paulo”, reforçou o governador.

A previsão é que alterações na arrecadação do ICMS aprovadas pelo Congresso e determinadas em decisão provisória do STF sejam aplicadas nesta semana, ao mesmo tempo em que a Petrobras já anunciou novos reajustes em vigor a partir desta segunda.

O governador Rodrigo lembrou que São Paulo já tomou medidas próprias para frear o impacto do aumento dos combustíveis, como o congelamento da taxação do diesel em R$ 0,63 por litro desde o ano passado. Porém, a manutenção da política de preços da Petrobras atrelada ao mercado internacional praticamente elimina a efetividade das medidas estaduais.

“São Paulo congelou o ICMS do diesel em R$ 0,63 quando o litro custava R$ 4,90 e hoje, sete meses depois e antes do aumento da Petrobrás neste final de semana, o ICMS continua a R$ 0,63 e o diesel a quase R$ 7”, explicou o governador.

“O vilão não é o ICMS, estão querendo reformar a casa começando pelo lugar errado. O grande problema é a política de preços da Petrobras, que tem uma margem de lucro enorme comparativamente a outras petroleiras do mundo e isso não é justo com o cidadão”, finalizou Rodrigo.

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

Prefeitura de Adamantina altera horário de expediente no dia 29 de junho por jogo da Seleção Brasileira

26/06/2026   11h03 A Prefeitura de Adamantina informa que, conforme o Decreto nº 7.323, de 25 de junho de 2026, o expediente das Secretarias e repartições públicas

“Mulheres que Fizeram História” é tema do lançamento do Calendário da Vida 2026”

25/06/2026   16h58 Foi realizado na manhã de ontem (24/06), no Fórum da Comarca de Adamantina, o lançamento do “Calendário da Vida 2026”, a iniciativa é

Servidores da Prefeitura de Adamantina são empossados conselheiro e suplente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo

25/06/2026   13h24 A Prefeitura de Adamantina destaca a eleição e posse de dois servidores de carreira do município para o Conselho Regional dos Técnicos Industriais

00:00