SAAMA orienta sobre a raiva em bovinos e bubalinos
15/09/2021 12h17
Assim como cachorros e gatos, os bovinos e bubalinos são animais que podem desenvolver a raiva paralítica. O aparecimento da doença acontece após o herbívoro ter sido mordido por um morcego que está contaminado.
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente orienta que dentre os principais sintomas da raiva paralítica estão: a mudança de comportamento, a perda de apetite, o andar cambaleante, dificuldade para respirar e engolir, paralisia e evolução para morte.
Para evitar o aparecimento da doença, a prevenção se dá por meio da vacinação obrigatória nas áreas de risco e o controle do morcego nas áreas de maior incidência da doença, bem como controle de focos da doença e educação sanitária.
Caso o proprietário suspeite que o animal está com a doença, é indicado que ele seja isolado dos demais e um médico veterinário seja chamado o mais rápido possível. A orientação é que em caso de sintomatologia sugestiva para a raiva, o proprietário comunique de forma imediata a defesa sanitária animal da região.