Sabesp alerta para aumento dos casos de entupimento da rede de esgoto na região de Presidente Prudente
05/01/2023 17h03
Ocorrências crescem durante a temporada de chuvas, quando a Sabesp faz, em média, 543 desobstruções por mês; no período mais seco, a média cai para 487 casos
A Sabesp alerta para o aumento dos casos de entupimento da rede de esgoto durante o período chuvoso. Entre as principais causas dos entupimentos está a ligação irregular de água da chuva na rede de esgoto.
Para se ter ideia, nos 62 municípios atendidos pela Sabesp na região de Presidente Prudente, foram realizadas 6.189 desobstruções de redes e ramais de esgoto ao longo de 2022. Se forem considerados apenas os seis meses mais chuvosos (janeiro, fevereiro, março, outubro, novembro e dezembro), a média de entupimentos registrados por mês é de 543; enquanto nos meses mais secos (abril, maio, junho, julho, agosto e setembro), a média mensal cai para 487 casos.
No Estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações. Já a saída pluvial, maior, reúne a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios. Outro cuidado é não utilizar a caixa de inspeção do esgoto para escoar água pluvial. Principalmente em épocas chuvosas, os coletores não conseguem dar vazão, provocando vazamento de esgoto nas ruas ou dentro de casa.
Para evitar obstruções, também é essencial que o lixo não seja lançado em pias, ralos e vasos sanitários. Durante as manutenções realizadas na tubulação, é comum as equipes da Sabesp encontrarem objetos pessoais e outros materiais jogados de forma incorreta na rede de esgoto. Além dos entupimentos, o descarte inadequado de lixo aumenta o risco de extravasamento e retorno de esgoto para dentro dos imóveis, mau cheiro e exposição a vetores e pragas urbanas, prejudicando a saúde dos moradores.
Faça a sua parte:
Atitudes simples podem contribuir com o bom funcionamento do sistema de esgoto e a proteção do meio ambiente:
– A água de chuva deve ser direcionada para a galeria pluvial, nunca para a rede coletora de esgoto;
– não jogue lixo, bitucas de cigarro, preservativos, fraldas descartáveis, panos, papel higiênico, sacolas plásticas e outros objetos nos vasos sanitários e ralos;
– descarte no lixo os restos de comida de pratos e louças antes lavá-los;
– não jogue óleo de cozinha no ralo da pia, recolha em um recipiente descartável e entregue nas agências de atendimento da Sabesp, que enviam o óleo para reciclagem;
– coloque grelhas nos ralos e sifões das pias e dos tanques;
– quando solicitar a ligação de esgoto da sua casa, não se esqueça de verificar a necessidade de instalação das caixas de inspeção e de gordura, conforme orientações da Sabesp.
Em casos de entupimento na rede de esgoto, a Sabesp realiza a desobstrução e desinfecção dos locais afetados. O serviço pode ser acionado pelo telefone 0800-055 0195 ou pela agência virtual, no site www.sabesp.com.br.
Segue link para vídeo da Sabesp a respeito desse tema: https://www.youtube.com/watch?v=Mqodv3SUE40
Assessoria de Imprensa da Sabesp
Priscila Franco