Santa Casa de Adamantina faz lançamento oficial de reforma para ampliação dos leitos de U.T.I.
18/02/2019 23h33
A Diretoria da Santa Casa de Adamantina realizou na manhã desta segunda-feira (18), a cerimônia de lançamento do início da reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O evento contou com membros da Provedoria, Prefeito do Município, Vereadores, Membros do Judiciário, Corpo Clínico, e demais convidados.
Representando a Santa Casa Frei Mateus Alves após saudar os presentes, leu uma mensagem do Papa Francisco:
Bom dia,
É com grande prazer que vos recebemos em nossa casa para o início deste sonho, chegou a hora de iniciarmos a tão esperada ampliação de nossa unidade de terapia intensiva.
Neste momento gostaria de recorrer ás palavras do Santo Padre o Papa Francisco, na ocasião do dia mundial do enfermo:
Todo homem é pobre, necessitado e indigente. Quando nascemos, para viver tivemos necessidade dos cuidados dos nossos pais, de forma semelhante, em cada fase e etapa da vida, cada um de nós nunca conseguirá, de todo, ver-se livre da necessidade e da ajuda alheia, nunca conseguirá arrancar de si mesmo o limite da impotência face a alguém ou a alguma coisa.
Também esta é uma condição que caracteriza o nosso ser de << criaturas >>. O reconhecimento leal desta verdade convida-nos a permanecer humildes e a praticar com coragem a solidariedade, como virtude indispensável à existência.
E continua ainda:
Exorto-vos a todos, nos vários níveis, a promover a cultura da gratuidade e do dom, indispensável para superar a cultura do lucro e do descarte. As instituições sanitárias católicas não deveriam cair no estilo empresarial, mas salvaguardar mais o cuidado da pessoa que o lucro. Sabemos que saúde é relacional, depende da interação com os outros e precisa de confiança, amizade e solidariedade; é um bem que só se pode gozar << plenamente >>, se for partilhado. A alegria do dom gratuito é o indicador de saúde do cristão. Papa Francisco
Sendo assim fica clara a missão desta casa de saúde, deste projeto que nasce: ser para o outro o auxílio necessário, ser a mão que acolhe, ser o caminho que lhe falta e para isso temos o melhor remédio: o Amor.
Gostaria neste momento de agradecer a todos os senhores que deixaram vossos lares para participar deste momento conosco, agradecer a provedoria, executivo, legislativo, judiciário, colaboradores, unifai, e claro a nossa comunidade que de forma tão importante tem abraçado a nossa luta. Enquanto a triste realidade de hospitais fechando as portas se repetem em nosso país, nós hoje aqui nos reunimos para dar início a ampliação do nosso hospital, Deus nos conceda a sabedoria e a graça de estarmos sempre atentos a sua vontade. Que possamos olhar para todos aqueles que de nosso auxilio dependem com um olhar de amor, pois atrás daquele ser muitas vezes frágil, acamado e muitas vezes esquecido, existe alguém que ama, que sofre, que luta para viver!!!
Encerro por aqui, usando uma frase de nosso padroeiro Santo Antônio:
Que cessem as palavras e falem as ações.
(transcrição na integra das palavras do Frei Mateus Alves )
Falando para nossa reportagem o Dr. Luiz Francisco Bermal, Responsável Técnico pela U.T.I. da Santa Casa de Adamantina enfatizou que a Unidade de Terapia Intensiva é o coração de todo grande hospital.
Sobre a ampliação da oferta de leitos, Dr. Luiz nos disse que do ponto de vista acadêmico, além dos alunos de medicina poderem fazer estágios [na UTI], ela será referência para poder trazer novas especialidades, tais como, cirurgias cardíacas, neurológicas, bariátricas, proporcionando um melhor suporte para toda a região.
Para o Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva, Magnifico Reitor da UniFai, o dia foi marcante para a cidade de Adamantina e também para a instituição, pois a ampliação da ofertas de leitos permitirá a vinda de outras complexidades, promovendo um melhor atendimento para a população e uma melhor condição de aprendizado para os alunos da área da saúde.
Frei Mateus Alves destacou que o projeto é audacioso e necessário, pois ele vem de encontro com as necessidades de Adamantina e de toda a região.
“A Santa Casa de Adamantina é referência para 10 municípios em urgência e emergência e muitos pacientes são transferidos devido à falta de leitos de U.T.I.”
É um projeto audacioso que visa atender cada vez melhor a população.
O prazo de conclusão da obra está prevista para seis meses.
O áudio da solenidade e também das entrevistas está abaixo da matéria.
Erivaldo Lopes
Jornalista
áudio da solenidade
Tocador de áudioentrevista Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva
entrevista Dr. Luiz Francisco Bermal
entrevista Frei Mateus Alves