SAPP realiza diversas ações no 2º semestre do Centro Universitário de Adamantina

07/11/2023 11h21

Recepção de ingressantes, implantação do projeto “SAPP nas trilhas de formação” e a extensão das atividades no Câmpus I integram o arcabouço de atuação do SAPP; confira a programação de novembro 

 Por Priscila Caldeira

O Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) do Centro Universitário de Adamantina iniciou o 2º semestre com diversas ações. Dentre elas, ocorreu a recepção dos ingressantes, por vestibular ou transferência, a implantação do projeto “SAPP nas trilhas de formação” e a extensão das atividades para o Câmpus I (sala 14).

“Estamos buscando formas de facilitar o acesso da comunidade acadêmica aos serviços do SAPP. A extensão para o Câmpus I, localizado no centro da cidade, visa maior participação dos alunos e servidores que teriam dificuldades de se deslocarem ao Câmpus II”, explica a coordenadora do SAPP, Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos.

A coordenadora afirma que se pretende oferecer serviços de acordo com as necessidades dos diferentes segmentos da instituição nos processos de ensino-aprendizagem, socialização, saúde e bem-estar.

“Com o projeto ‘SAPP nas trilhas da formação’, o SAPP está se colocando à disposição, com sua equipe de psicólogos, assistentes sociais e educadora física, para que se a coordenação de curso solicite propostas específicas para  a semana acadêmica ou em outros momentos críticos da graduação (ingresso, início dos estágios, período anterior à formatura, entre outros), contribuiremos focados nas necessidades e para o que for preciso a uma melhor formação para o nosso aluno e futuro profissional”, relata.

Da atividade de recepção dos calouros, em agosto, participaram os estudantes dos cursos de Direito e Enfermagem. Já o projeto “SAPP nas trilhas de formação” foi inaugurado na VI Semana de Fisioterapia, realizada de 14 a 17 de agosto, por meio da roda de conversa “Estou me formando. E agora?”, ministrada pela Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi e a psicóloga Evelini Ferraz Rodrigues, e o workshop “Os lutos da prática profissional”, realizado pela Prof.ª Dra. Ana Vitória e o psicólogo Anísio Victor de Brito.

Sobre o SAPP
Direcionada à comunidade acadêmica, composta por servidores docentes e técnico-administrativos (TAs) e estudantes, a instância de apoio psicopedagógico e psicossocial oferece plantões semanais de psicologia, orientação psicopedagógica, aulas de yoga, projeto “EstimulAção”, Cine Debate, Equilibração Emocional, oficina de relaxamento, percepção e cuidado das emoções, oficinas de cidadania e grupo de movimento. Está aberto a sugestões, podendo também oferecer palestras, rodas de conversas, entre outras.

Programação de novembro
O projeto “Equilibração Emocional”, coordenado pelo psicólogo Anísio, é focado no estudante e funciona todas as segundas-feiras às 17h no Bloco I do Câmpus II.

O psicólogo Anísio irá iniciar o grupo de Psicologia Corporal para servidores docentes e técnico-administrativos às quintas-feiras, às 17h30, no Câmpus II. Já no Câmpus I, ocorrerá dia 22, uma quarta-feira, das 17h às 18h.

Nesta terça-feira, dia 7, às 17h30, no Câmpus II, haverá oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão sobre o tema: “Mais uma dose? Reflexões sobre o abuso de álcool e outras substâncias”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Dia 14, às 17h, na sala 14 do Câmpus I, a Oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão terá como tema: “Direitos Humanos: o que ‘isso’ tem a ver comigo?”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Já a oficina de Relaxamento, percepção e cuidado das emoções, coordenada pela professora Evelyn, é voltada para o servidor TA e docente. No Câmpus I, a próxima está marcada para o dia 21, às 11h.

Os plantões de atendimento no Câmpus I ocorrem às terças-feiras das 10h30 às 13h com a psicóloga Evelini. Nas quartas-feiras, das 13h às 18h, são com o psicólogo Anísio. Apenas no dia 8 não haverá plantão de atendimento devido à realização da SIPAT no Câmpus II.

As aulas de yoga e do projeto “EstimulAção” estão agendadas para o dia 29 de novembro, às 17h, com a Prof.ª Dra. Gabriela Galucci Toloi, no Câmpus I. Já no Câmpus II, as aulas de yoga ocorrem às terças-feiras, 17h, e nas quintas em dois horários, às 7h e às 11h30, e o projeto “EstimulAção” ocorre às quartas-feiras, das 17h às 18h.

As oficinas de Orientação Educacional e de Carreira ocorrem todas as sextas-feiras das 17h às 18h.

“É importante ressaltar que temos vagas para todas as oficinas: yoga, relaxamento, Equilibração Emocional”, convida a coordenadora do SAPP.

Atividades SAPP 2º Semestre 2023 (1) SiteAtividades SAPP 2º Semestre 2023 (2) SiteAtividades SAPP 2º Semestre 2023 (3) SiteAtividades SAPP 2º Semestre 2023 (4) SiteAtividades SAPP 2º Semestre 2023 (5) SiteAtividades SAPP 2º Semestre 2023 (6) SiteAtividades SAPP 2º Semestre 2023 (7) SiteAtividades SAPP 2º Semestre 2023 (8) SiteAtividades SAPP 2º Semestre 2023 (9) Site

Crédito das fotos: Arquivo SAPP

Legenda: SAPP oferece serviços conforme as necessidades dos diferentes segmentos da instituição nos processos de ensino-aprendizagem, socialização, saúde e bem-estar

Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb.: 51.540/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Enfermagem faz recepção a ingressantes e veteranos para o ano letivo de 2024

23/02/2024 17h05 Atividade de acolhimento contou com apresentação da Cia. Multiverso Teatral, no miniauditório do bloco V Por Priscila Caldeira O curso de Enfermagem do

Prefeitura de Adamantina abre processo seletivo para contratação de estagiários

23/02/2024 17h01 Interessados devem efetivar a inscrição de 23 de fevereiro a 4 de março A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Administração,

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para profissionalização de motoristas

23/02/2024 16h59 Iniciativa visa proporcionar oportunidades para pessoas desempregadas que possuem CNH categoria B, C ou D Sex, 23/02/2024 – 11h29 | Do Portal do

00:00