Secretaria da Justiça celebra criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Adamantina
05/10/2023 16h29
29 de setembro de 2023 Marta José
Município paulista deu importante passo no enfrentamento ao racismo
Nesta quinta-feira (28/09), às 15h00, ocorreu a assinatura de criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, da Cidade de Adamantina (SP), no Salão Nobre da Secretaria da Justiça e Cidadania.
O colegiado foi instituído por meio da Lei Municipal nº 4.269, de 28 de setembro de 2023, e terá como finalidade atuar sobre as políticas públicas que promovem a igualdade racial; reduzir as desigualdades sociais, politicas e culturais; abrigar o monitoramento e proteger essas políticas setoriais públicas, em atenção às previsões do Estatuto da Igualdade Racial.
De acordo com o coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira, a Pasta participou ativamente da criação do colegiado. “A representante da “Casa Afro” de Adamantina nos procurou e nos oferecemos para prestar o devido suporte, em todas as etapas do processo. Estamos aqui orgulhosos em celebrar essa importante conquista para toda a Comunidade Negra, e, em especial, para a de Adamantina”, ressaltou Ferreira.
“O objetivo desse governo é mobilizar a sociedade civil dos 645 municípios paulistas sobre a importância da implementação dos Conselhos, não só de Promoção da Igualdade Racial, mas, também, de outras pautas como diversidade, povos indígenas e juventude”, lembrou Raul Christiano, secretário-executivo da Justiça e Cidadania. “São Paulo é pioneiro em adoção de políticas públicas de enfrentamento ao racismo, e, hoje, é um dia muito especial: damos os parabéns pela iniciativa de criar esse Conselho, que servirá de exemplo para outros municípios”, concluiu.
O prefeito de Adamantina, Márcio Cardim, informou, na cerimônia, que o município possui diversas ações de promoção da igualdade racial, entre elas, a “Casa Afro Municipal”, que oferece atividades culturais, aulas de artesanto, capoeira e hip- hop. “Agora, com o Conselho Municipal, poderemos avançar nas políticas públicas existentes e, com o apoio do Estado, ampliaremos nossa atuação no enfrentamento ao racismo na nossa cidade”, afirmou Cardim.
O evento também contou com as presenças da supervisora da “Casa Afro”, Meire Cunha; da Coordenadora Municipal de Igualdade Racial, Maria Angélica Bonfim, e da diretora artística da “Gangazumba”, Francieli Batista.
Fonte: Secretaria da Justiça e Cidadania