Secretaria da Justiça celebra criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Adamantina

05/10/2023 16h29

29 de setembro de 2023  Marta José

Município paulista deu importante passo no enfrentamento ao racismo

Nesta quinta-feira (28/09), às 15h00, ocorreu a assinatura de criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, da Cidade de Adamantina (SP), no Salão Nobre da Secretaria da Justiça e Cidadania.

O colegiado foi instituído por meio da Lei Municipal nº 4.269, de 28 de setembro de 2023, e terá como finalidade atuar sobre as políticas públicas que promovem a igualdade racial; reduzir as desigualdades sociais, politicas e culturais; abrigar o monitoramento e proteger essas políticas setoriais públicas, em atenção às previsões do Estatuto da Igualdade Racial.

De acordo com o coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira, a Pasta participou ativamente da criação do colegiado. “A representante da “Casa Afro” de Adamantina nos procurou e nos oferecemos para prestar o devido suporte, em todas as etapas do processo. Estamos aqui orgulhosos em celebrar essa importante conquista para toda a Comunidade Negra, e, em especial, para a de Adamantina”, ressaltou Ferreira.

“O objetivo desse governo é mobilizar a sociedade civil dos 645 municípios paulistas sobre a importância da implementação dos Conselhos, não só de Promoção da Igualdade Racial, mas, também, de outras pautas como diversidade, povos indígenas e juventude”, lembrou Raul Christiano, secretário-executivo da Justiça e Cidadania. “São Paulo é pioneiro em adoção de políticas públicas de enfrentamento ao racismo, e, hoje, é um dia muito especial: damos os parabéns pela iniciativa de criar esse Conselho, que servirá de exemplo para outros municípios”, concluiu.

O prefeito de Adamantina, Márcio Cardim, informou, na cerimônia, que o município possui diversas ações de promoção da igualdade racial, entre elas, a “Casa Afro Municipal”, que oferece atividades culturais, aulas de artesanto, capoeira e hip- hop. “Agora, com o Conselho Municipal, poderemos avançar nas políticas públicas existentes e, com o apoio do Estado, ampliaremos nossa atuação no enfrentamento ao racismo na nossa cidade”, afirmou Cardim.

O evento também contou com as presenças da supervisora da “Casa Afro”, Meire Cunha; da Coordenadora Municipal de Igualdade Racial, Maria Angélica Bonfim, e da diretora artística da “Gangazumba”, Francieli Batista.

Fonte: Secretaria da Justiça e Cidadania

Cursos de graduação desenvolvem ações de educação em saúde junto a Tiro de Guerra

12/06/2024 18h08 Até agora participaram das atividades os cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia   Por Priscila Caldeira O Centro Universitário de Adamantina, por meio

Produtores rurais devem fazer atualização dos rebanhos

12/06/2024 18h06 Prazo para a ação vai até o dia 7 de julho Colaborou: Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo A Prefeitura

Campanha de Vacinação contra Brucelose segue até o final do mês

12/06/2024 18h04 Declarações devem ser enviadas até 7 de julho Colaborou: Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (2024) A Prefeitura de Adamantina,

00:00