Secretário de Administração Penitenciária visita CDP I e II de Pacaembu
14/04/2019 01h19
Após a inauguração oficial, feita no dia 11/4 na cidade de Presidente Prudente, o secretário de Administração Penitenciária, Coronel PM Nivaldo Cesar Restivo visitou as instalações dos CDPs I e II de Pacaembu, onde foi feito o cerimonial de entrega das unidades.
Com capacidade de 1.646 vagas, foram investidos mais de R$ 91 milhões de reais, sendo que R$ 43 milhões são provenientes do governo Federal via Departamento Penitenciário Nacional/Ministério da Justiça e Segurança Pública.
As unidades tem área construída de 11.514,18 m² cada, totalmente automatizada, com todos os equipamentos de segurança.
O estabelecimento é para presos que aguardam julgamento, projetado com características diferenciadas, aproveitando experiências dos que já estão em funcionamento.
As unidades tem como novidade os novos pavilhões de trabalho e de serviço, como cozinha industrial, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria ( setores já existentes nas penitenciárias ), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.
Presente o prefeito de Pacaembu, Maciel Colpas, membros do Legislativo pacaembuense, representando o deputado Mauro Bragato, o assessor parlamentar Kleber Bragatto, deputado Ed Thomas, autoridades do Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, SAP, e pessoas da sociedade civil.
Após o uso da palavra por parte das autoridades, a comitiva se deslocou para conhecer as instalações do CDP, logo após, integrantes do GIR (Grupo de Intervenção Rápida), fizeram simulação de intervenção.
Em entrevista ao site Clikar, o secretário de Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo reafirmou a iniciativa do governo do Estado no sentido em oferecer mais segurança à população, e ao mesmo tempo oferecer aos apenados a oportunidade de ressocialização.
O sistema permite que empresas contratem a mão de obra daqueles que estão cumprindo pena, dando à eles [apenados], a oportunidade de ter uma formação profissional.
Na parte externa do CDP recém inaugurado, foi feita uma exposição de diversos produtos que são confeccionados pelos detentos, bolas, cadeiras, brinquedos e diversos outros item de uso doméstico.
Questionado sobre a maneira que empresas podem aproveitar essa mão de obra, o secretário Restivo esclareceu que o contato deve ser feito pela FUNAP – tel. (011) 3150-1060, com Cassiano.
Encerrando a entrevista o secretário pediu o apoio da população no sentido de contratar esse tipo de trabalho, uma vez que é uma grande tentativa de permitir que aqueles que estão resgatando suas penas aprendam uma profissão e se reintegrem à sociedade.
com informações da SAP
Erivaldo Lopes
Jornalista
entrevista com o Coronel PM Nivaldo Cesar Restivo