Secretário Gilberto Nascimento encontra-se com servidores da SEDS de todo o estado
16/01/2023 17h06
Palestra sobre saúde mental, em referência ao Janeiro Branco, encerrou o evento
Na manhã da sexta-feira (13/01), o novo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, reuniu-se com todos os servidores da pasta no estado para um encontro de boas-vindas e apresentação do novo time executivo. O auditório do Edifício Cidade 1, com capacidade para 250 pessoas, ficou lotado, enquanto cerca de 120 servidores das Diretorias Regionais (DRADS) acompanharam online.
“Estou extremamente feliz em rever algumas pessoas e conhecer outras”, iniciou o secretário, lembrando de sua primeira passagem pela SEDS, em 2018. E continuou: “Tenho um princípio que é muito claro: nossa secretaria tem portas, mas nenhuma delas permanecerá trancada. Isso significa que teremos livre acesso para poder conversar e construir. Temos que entender que somos um time. Um vai depender do outro, como em uma corrida de revezamento”, comparou.
Ele destacou que a pressão por políticas públicas efetivas e de resultados está vindo e se direcionando com força para a pasta. “Quem está aqui na assistência e no desenvolvimento social está porque é apaixonado. Enquanto sairmos às ruas e encontramos gente deitada ao relento é sinal de que precisaremos trabalhar mais. Precisaremos de mais ações de impacto. Precisaremos de soluções fora da caixa”, alertou.
Nascimento mencionou ainda que sua volta ao posto redobrou a vontade de fazer a pasta avançar, e relembrou do programa que sempre trouxe resultados e aprendizados. “Vamos reativar o “Café com o Secretário”, que é uma forma de nos conhecermos melhor e falarmos sobre ideias e novos projetos”, anunciou.
Ao final de seu discurso, ele apresentou o secretário executivo, Filipe Sabará, e o chefe de gabinete, Eduardo Barbin. “É uma honra estar aqui. Como o secretário já disse, o nosso trabalho é de amor e de paixão. A sociedade é dinâmica e vamos inovar para atender àqueles que precisam”, afirmou Sabará. E Barbin completou: “O que me deixa animado é que temos um ponto de partida e um ponto de chegada definido. Nós somos um time, e aqui todos nós temos importância e relevância”.
Janeiro Branco: atenção à saúde mental
Na sequência, os servidores assistiram à palestra da Dra. Maria Alice Scardoelli, psiquiatra e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), sobre “Conscientização à Saúde Mental – Janeiro Branco”.
O Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada a atrair a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados em 2022, quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental.
Dra. Maria Alice alertou sobre a importância da boa gestão da vida e dos sentimentos e contou que a palavra-chave para o ano é ‘equilíbrio’. Ela reservou os minutos finais para responder perguntas dos presentes. A de maior repercussão foi o depoimento e a pergunta de Wanda Gonçalves Willman, assistente social e servidora do RH, que falou sobre o preconceito no ambiente de trabalho em relação a pessoas que passam por tratamento psiquiátrico.
Em sua resposta, a Dra. ressaltou: “Isso fala muito mais sobre as outras pessoas do que sobre você. Os problemas psicológicos fazem parte do dia a dia, igual a uma perna quebrada, pneumonia ou meningite. São situações que podem acontecer com qualquer um e ninguém deveria se envergonhar. O que podemos e devemos fazer é combater os preconceitos”, encerrou.
Assessoria de Imprena
Secretaria de Desenvolvimento Social
Governo de SP