SEDS apresenta políticas de cuidados com as pessoas idosas à agência do Japão

13/03/2026   11h03

Além da equipe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), participaram da reunião representantes do BID e da FGV

Em reunião realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), na região central da capital paulista, na manhã desta quinta-feira (12), foram apresentadas à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) as políticas públicas de assistência à pessoa idosa. Participaram do encontro a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, e a equipe da SEDS; o consultor sênior em Seguridade Social da JICA, Shintaro Nakamura; além de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Estamos aqui com nossas equipes por entender que falar de políticas públicas para atendimento das pessoas idosas começa com a intersetorialidade dentro da nossa própria secretaria”, explicou Andrezza Rosalém. “O intercâmbio com instituições como a JICA é fundamental para aprimorar nossas políticas públicas. O desafio do envelhecimento populacional é global, e compartilhar experiências fortalece as soluções que oferecemos à população idosa”, completa.

A JICA é uma organização governamental que implementa a Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) do Japão, focada em promover o crescimento socioeconômico, a paz e a estabilidade em países em desenvolvimento. No Brasil, atua em cooperação técnica, financeira e em projetos com comunidades de descendentes de japoneses, focando em áreas como infraestrutura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

População 60+ em São Paulo
Pessoas idosas representam 17,7% da população paulista, o equivalente a mais de oito milhões de habitantes. Da população idosa brasileira, 25% concentram-se em São Paulo. O Estado tem diversas estratégias de cuidados para esse extrato da sociedade, como serviços de Fortalecimento de Vínculos, Proteção Social e Acolhimento Institucional.

Pessoas idosas, por exemplo, são parte significativa dos beneficiados por iniciativas de segurança alimentar e combate à fome no estado, como o Programa Bom Prato: 45,8% dos usuários dos restaurantes têm mais de 60 anos.

No encontro, foi destacada a relevância do Programa SP Amigo do Idoso (SPAI), que tem foco no fomento e na articulação de políticas públicas voltadas à garantia de direitos da pessoa idosa e à promoção do envelhecimento ativo.

Atualmente, a rede de atenção do Estado conta com 120 Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) e 70 Centros Dia da Pessoa Idosa (CDI), cofinanciados pelo SPAI e espalhados por todas as regiões. O programa ainda incentiva os municípios a fortalecerem suas ações por meio do Selo Paulista da Longevidade, que já certificou mais de 300 cidades em diferentes modalidades.

Além disso, a cobertura estadual inclui os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e serviços específicos para o acompanhamento da população idosa, inclusive em domicílio.

Recentemente, a iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Bstory – A experiência que transforma, que mobiliza os múltiplos segmentos profissionais do país na jornada antietarismo. A premiação valoriza, dá visibilidade e reconhece trajetórias bem-sucedidas de homens, mulheres, empresas, instituições e governos que aportam à causa, nas múltiplas atividades a que têm se dedicado ao longo de suas carreiras.

Na sequência, Shintaro Nakamura apresentou políticas de cuidados de longa duração no Japão, destacando que pessoas com 65 anos ou mais representam 36% da população daquele país. Marco Stampini, especialista em Proteção Social e Mercados de Trabalho do BID, também falou sobre a importância dos investimentos nessas políticas.

Visita ao CRECI
No período da tarde, a comitiva pôde conhecer um equipamento de assistência, o Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI) do Vale do Anhangabaú, administrado pela prefeitura da capital. O espaço oferece atividades gratuitas como oficinas, ginástica, cursos e bailes. Entre as atrações da visita, houve apresentações de sapateado e percussão, com a Bateria Intergeracional do CRECI do Mestre Zuza.

Desde 2025, por meio de parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) Araraquara, a SEDS mapeia experiências exitosas de políticas públicas, destinadas à promoção do envelhecimento ativo e saudável no Estado de São Paulo. O CRECI Anhangabaú é uma delas.

“Aqui é um lugar onde o idoso não se sente sozinho, aprende muito, desenvolve a memória, um lugar onde a gente só tem a ganhar”, elogia Zuleica Souza, de 81 anos e frequentadora do espaço.

 

SEDS_FOTO (4)SEDS_FOTO (2)SEDS_FOTO (6)SEDS_FOTO (3)SEDS_FOTO (5)SEDS_FOTO

Projeto “Basta” da FAI lança a Campanha da Dignidade

03/08/2026   17h17 Iniciativa tem como objetivo arrecadar itens de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI),

Adamantina completa 68 dias sem novos casos de dengue e reforça ações de prevenção

03/08/2026   15h29 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, completa 68 dias sem o registro de novos casos positivos de dengue

Prefeitura de Adamantina inicia campanha de Multivacinação 2026 para atualização da caderneta de crianças e adolescentes

03/08/2026   15h20 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que teve início nesta segunda-feira (3) a Multivacinação 2026, estratégia nacional

00:00