Serviços ligados a governo de SP renovam parceria para cursos gratuitos de qualificação

31/07/2023 16h51

O Fundo Social Paulista, presidido pela primeira-dama, com apoio do Centro Paula Souza, oferece, ao todo, cerca de 40 mil vagas até 2026

Seg, 31/07/2023 – 15h58 | Do Portal do Governo


Deise Duque-Estrada, Laura Laganá, Cristiane Freitas, Marisa Souza e Berenice Gianella | Foto: Marcelo Camargo/Governo do Estado de SP


O Centro Paula Souza (CPS), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Fundo Social de São Paulo (Fussp) celebraram um novo convênio para oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, serão disponibilizadas até 2026 cerca de 40 mil vagas em capacitações nas áreas de administração, beleza e bem-estar, construção civil, gastronomia, informática e moda.

A parceria foi assinada pela primeira-dama e presidente do Fussp, Cristiane Freitas, durante reunião com a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, no Palácio dos Bandeirantes, na segunda-feira (24). Também participaram da formalização do convênio a presidente do Conselho do Fussp, Berenice Giannella, a coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Continuada (Ufiec) do CPS, Marisa Souza, e a assessora especial da primeira-dama, Deise Duque-Estrada.

“Promover a capacitação profissional é uma forma de gerar autonomia financeira, seja pela oportunidade de empreender, seja pela qualificação para um emprego. Mas acima de tudo, é acreditar no potencial de desenvolvimento das pessoas e fazer com que elas transformem suas vidas, destacou a primeira-dama, Cristiane Freitas.

“Além de viabilizar uma profissão, os cursos desenvolvem habilidades que melhoram a autoestima, a capacidade de empreender e a confiança para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho de forma mais eficiente”, afirmou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

Inscrições
Com carga horária entre 20 a 80 horas, as aulas das novas turmas tiveram início nesta semana, em Praças da Cidadania e escolas do Fussp localizadas nos Centros de Integração da Cidadania (CICs). As atividades são realizadas em dias úteis consecutivos, pelo período máximo de dois meses, com duração de quatro horas por dia. No momento, há vagas abertas na Capital, Campinas, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Santo André. Para participar dos cursos necessário fazer o cadastro pela internet e aguardar contato da unidade de qualificação profissional. Inscreva-se aqui.

Adamantina sedia I Encontro de OSCs da Região da Alta Paulista sobre o SUAS e o Terceiro Setor

02/10/2026   12h40 Evento reuniu representantes de Organizações da Sociedade Civil para promover diálogo, troca de experiências e fortalecimento da política de Assistência Social Adamantina sediou,

Fundo Social de Adamantina entrega certificados a alunos do curso de Bolos, Pães, Salgados e Tortas Saudáveis

02/10/2026   12h16 Formação gratuita do programa Cozinhalimento ofereceu qualificação profissional e conhecimentos voltados à alimentação saudável e à geração de renda O Fundo Social de

Nova modalidade de renegociação de dívidas de MEI começa nesta quinta

01/10/2026   17h01 Prazo de adesão ao Desenrola MEI foi prorrogado para 29 de janeiro Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 01/10/2026 –

00:00