Setur-SP cria Fórum Permanente das Rotas Gastronômicas

29/09/2022 16h03

Com o objetivo de garantir o avanço de roteiros que dão visibilidade a pequenos produtores de cafés, chás, palmitos, cachaças, vinhos, queijos, charcutaria e doces paulistas, agentes públicos, privados e representantes da sociedade civil se reúnem em encontro em São Paulo

A Secretaria de Turismo e Viagens de SP realizou nesta quinta-feira, 30, em sua sede, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e representantes do Mundo Mesa, o primeiro encontro de integração de rotas gastronômicas do estado. Como resultado do encontro, foi criado o Fórum Permanente das Rotas Gastronômicas para acompanhar o desenvolvimento de cada uma das sete rotas que integram 20 regiões turísticas de todo o estado.

O Fórum tem como finalidade opinar, sugerir, indicar e propor medidas que ofereçam informações e dados que reflitam a consciência do Poder Público e das Entidades representadas por seus membros, assegurando entrosamento e desenvolvimento da atividade de turismo gastronômico no Estado de São Paulo. Estarão representados membros de órgãos públicos e privados, como as secretarias de Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Sebrae, DesenvolveSP, Braztoa e Senac, entre outros.

A gastronomia é um ativo cada vez mais valorizado no turismo. Aparece entre as principais motivações de viagem, segundo pesquisa da Organização Mundial do Turismo. “Em São Paulo, a rica diversidade cultural oferece ao visitante uma culinária regional típica e de qualidade, que se mistura aos saberes populares e ao regionalismo, valorizando a história, gerando desenvolvimento e oportunidades aos destinos turísticos”, diz Vinicius Lummertz.

Os roteiros são formados por 210 produtores de destaque da culinária regional e representam 170 municípios paulistas com grande vocação para a gastronomia. A partir de documentários promocionais produzidos pela Secretaria de Turismo e Viagens e o apoio de chefs como Morena Leite, Carole Crema, Eudes Assis e Ivan Achcar, os produtores têm ganhado visibilidade nacional.

São cafés, chás, palmitos, cachaças, vinhos, queijos, charcutarias e doces, muitos deles premiados em concursos internacionais. Estão presentes nas rotas Vale do Ribeira, Paraíba e Mantiqueira Paulista; Baixada Santista e Litoral Norte; Circuito das Frutas, das Águas e Flores Paulista; Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes; Caminhos da Mogiana, Alta Mogiana e Lagos do Rio Grande; Encantos do Anhanguera Central e Serra do Itaquera e do Pantanal Paulista e Tietê Vivo.

Ainda no evento, foram debatidas estratégias para comercializar os produtos artesanais e realizada uma rodada de negócios.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

Coordenador do curso de Direito da FAI ingressa em doutorado na Unesp

24/03/2026   15h54 Igor Terraz Pinto possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional Por Jéssica Nakadaira O coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de

Adamantina amplia oportunidades de qualificação profissional com novas parcerias

24/03/2026   18h40 A Prefeitura de Adamantina segue avançando na ampliação de oportunidades de qualificação profissional para a população. Na tarde desta terça-feira (24), o prefeito

Unidade móvel da Energisa realiza atendimentos e ações sociais em Adamantina

24/03/2026   18h34 A unidade móvel da Energisa estará em Adamantina entre os dias 30 de março e 2 de abril, oferecendo uma série de serviços

Adamantina realiza Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (28)

24/03/2026   18h28 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 28 de março, o Dia D de Vacinação contra

00:00