SP publica edital para contratação de monitores para as 100 escolas cívico-militares da rede

23/06/2025 15h32

Vagas serão preenchidas por policiais militares da reserva selecionados após análise de títulos e entrevista


Cada unidade de ensino deve receber entre dois e três monitores, de acordo com o número de alunos matriculados

  • Agência SP
  • Publicado em 23/06/2025 – 13:22

A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) publicou na edição de 18 de junho, no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de contratação de monitores e monitores-chefes para atuar nas 100 escola da rede que adotarão o Programa Escola Cívico-Militar a partir do segundo semestre de 2025. O processo seletivo é aberto a policiais militares da reserva e inclui etapas de análise de títulos e da vida pregressa do candidato e entrevista com a comissão de seleção.

O prazo de inscrição segue até 30 de junho. Os candidatos devem fazer o cadastro na página do Banco de Talentos da Seduc-SP em www.bancodetalentos.educacao.sp.gov.br e indicar as escolas de preferência. Cada unidade de ensino deve receber entre dois e três monitores, de acordo com o número de alunos matriculados.

LEIA TAMBÉM: 100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre

Após a inscrição, a banca avaliadora será responsável pela análise de títulos e documentos comprobatórios da aptidão para o desempenho das tarefas nas escolas. Serão considerados como títulos válidos para pontuação a formação em pedagogia ou psicologia, curso superior em áreas da educação, atuação em programas de mediação de conflitos, entre outros. A etapa seguinte é avaliação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre a vida pregressa do candidato.

A terceira etapa do processo é destinada à entrevista com os policiais. Uma banca formada por servidores da diretoria(s) de ensino e escola(s) selecionados pelo candidato conduzirá a fase. Nesta etapa, a banca também fará a indicação de profissionais com perfil para monitor-chefe, que serão submetidos a entrevistas com a comissão de seleção.

Carga horária e avaliação de desempenho 

A divulgação dos resultados está prevista para 5 de agosto e o período de contratação dos aprovados será entre 6 e 20 de agosto.

A jornada de trabalho dos monitores do Programa Escola Cívico-Militar é de até 40 horas semanais, distribuídas conforme as necessidades da unidade escolar e do programa. O valor de cada diária corresponde a R$ 301,70 (trezentos e um reais e setenta centavos). Para monitores-chefes o valor poderá ser majorado em 10%, de acordo com a patente. O contrato é de caráter temporário e não computado como serviço policial-militar.

Os monitores e monitores-chefes devem participar ainda de um curso de  capacitação, com carga horária mínima de 40 horas, ministrado pela Seduc-SP em parceria com a SSP, focado em temas relacionados ao regimento interno, à psicologia escolar, ao ambiente escolar e desafios contemporâneos, à cultura de paz e segurança escolar.

Todos os militares do Programa Escola Cívico-Militar serão avaliados periodicamente, por diretores e alunos, e submetidos ao processo semestral de avaliação de desempenho para verificar adaptação e permanência no modelo.

Semana Acadêmica de Educação Física da FAI começa amanhã

02/09/2025   15h18 Programação conta com atividades teóricas e práticas ministradas por ex-alunos do curso de Educação Física da FAI  Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

ExpoVerde 2025 tem início nesta quinta-feira (4) com show da dupla Fiduma & Jeca

02/09/2025   15h16 33ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial com entrada franca todos os dias terá rodeio, três tambores, parque

Adamantina recebe Empreenda Tur nesta sexta-feira (5)

02/09/2025   15h14 Comércio local realiza até o dia 5 “Semana “Empreenda Tur” oferecendo descontos, promoções e brindes Adamantina receberá na sexta-feira (5), o Empreenda Tur

00:00