SP tem sistema que permite pesagem de caminhões em movimento nas rodovias

10/09/2024 15h31

Redação

  • Publicado em 10/09/2024 – 12:02

Prevista no contrato regido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a tecnologia High Speed Weigh in Motion (HS-WIM) realiza a pesagem de caminhões e carretas em movimento nas rodovias. Nos trechos sob concessão, são seis pórticos instalados em funcionamento (veja lista abaixo).

O sistema permite que seja feita a triagem dos veículos pesados na própria faixa de rolamento e em velocidade de operação, sem necessidade de entrar no Posto Geral de Fiscalização (PGF) para realizar a triagem pela balança seletiva. Caso o veículo não esteja com sobrepeso, o motorista é avisado por meio do Painel de Mensagem Variável (PMV) para seguir viagem.

Se for detectada alguma anomalia, como excesso de peso ou problemas de dimensões estruturais, aparecerá no PMV a mensagem “Pesagem Obrigatória”, indicando que o motorista se dirija até o PGF para fazer a pesagem habitual. No local, o agente de fiscalização irá emitir o auto de infração. A multa pode variar de R$ 130,16 a R$ 293,47, proporcional ao peso excedente, com a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

LEIA TAMBÉM: Limpeza de margens e resfriamento do asfalto: SP investe R$ 65 milhões na prevenção de incêndios na beira de rodovias

Segundo José Tavares, supervisor de equipes da Diretoria de Operações da Artesp, veículos de carga que trafegam sobrecarregados são um agravante para a segurança e conservação das rodovias. “O excesso de peso potencializa o risco de acidentes por conta da alteração nas condições de dirigibilidade dos veículos como elevação do eixo do centro de gravidade, aumento da relação peso/potência e sobrecarga no sistema de frenagem. Além disso, provoca o desgaste do pavimento e reduz a sua vida útil.”

Dessa forma, o sistema de pesagem em movimento (HS-WIM) garante efetividade na fiscalização com operação 24 horas ininterruptas sem necessidade de presença humana; maior durabilidade do pavimento devido à diminuição do excesso de peso; segurança viária e conforto aos motoristas, já que apenas os veículos com excesso de carga ou com irregularidades precisarão entrar no posto de pesagem para aferição.

Funcionamento da tecnologia HS-WIM

Os pórticos instalados sobre as faixas de rolamento são equipados com câmeras, leitoras de tags de radiofrequência, scanner laser e câmeras panorâmicas. Os sensores de peso são instalados no pavimento da rodovia e, com a integração dos equipamentos, é possível detectar e classificar o veículo, o peso bruto total, peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa do veículo e suas dimensões (altura, largura, comprimento).

Localização do sistema em rodovias concedidas:

Entrevias

  • SP-330 – km 373 Norte – em funcionamento
  • SP-330 – km 373 Sul – em funcionamento
  • SP-330 – km 448 Sul – em funcionamento
  • SP-322 – km 358 Leste – em funcionamento

Eixo SP

  • SP-310 – km 197 Sul – em funcionamento
  • SP-294 – km 644 Leste – em funcionamento

Estão em fase final de implantação mais dois sistemas na Entrevias e dois na Eixo SP, além de três na EcoNoroeste, dois no Rodoanel Norte e em novos contratos.

Defesa Civil de SP alerta para fortes chuvas em todo estado e monta gabinete de crise presencial

26/12/2024 20h10 Equipes estão mobilizadas no Palácio dos Bandeirantes para garantir pronta resposta à população em caso de emergência Nas últimas 24h, choveu 121 milímetros

ICMS das vendas de dezembro poderá ser dividido em duas parcelas

26/12/2024 20h07 Lojista que optar pelo pagamento parcelado deverá recolher metade do imposto em janeiro e a outra parte em fevereiro, sem juros e multa

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

26/12/2024 20h03 Ferramenta poderá ser acessada pela conta Gov.br Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil Publicado em 26/12/2024 – 16:41 Brasília O sistema do

00:00