SP vai oferecer plataforma de aprendizado de matemática para municípios paulistas

16/09/2025   13h35

Matific já está disponível para mais 1,8 milhões de estudantes do Ensino Fundamental da rede estadual


Agência SP

  • Publicado em 16/09/2025 – 08:56

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo anunciou que os municípios paulistas também terão acesso à plataforma Matific, destinada ao apoio no aprendizado de matemática para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na rede estadual, a plataforma de estudos é acessada por mais de 1,8 milhão de alunos. A iniciativa integra o programa Alfabetiza Juntos SP, uma ação de colaboração entre Governo do Estado e municípios paulistas que tem como principal objetivo a alfabetização de estudantes na idade certa.

A implantação começa, neste momento, com 275 cidades paulistas que manifestaram interesse na liberação da plataforma para seus estudantes.

Atualmente, na rede estadual, 1,8 milhão de estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm acesso ao sistema Matific, além de 30,8 mil professores. Apenas neste ano, 111,4 milhões de atividades já foram concluídas na plataforma. No ano passado, foram 207,1 milhões de atividades finalizadas.

Todas as ações do Alfabetiza Juntos SP são voltadas aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No caso da Matific, as prefeituras terão acesso à Matific apenas para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Após a celebração dos convênios com as prefeituras, a Secretaria da Educação organizará encontros de formação para gestores escolares e formadores pedagógicos dos municípios.

Alfabetiza Juntos SP

Por meio do Alfabetiza Juntos SP, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apoia escolas estaduais e municípios paulistas no cumprimento das metas de alfabetização, com ações como:

  • Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo): adotada por 100% dos municípios paulistas;
  • Avaliação de Fluência Leitora, presente em 100% dos municípios;
  • Plataforma de leitura, já adotada em 342 municípios;
    Formação de professores, presente em 636 municípios; e

Agora, a liberação do acesso à Matific.

Docente da FAI obtém título de doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP

13/03/2026   17h52 Bruna Ragassi Pereira da Silva se formou na FAI em Engenharia Civil em 2016 Por Jéssica Nakadaira A docente da FAI – Centro

Em menos de duas semanas, 6 colisões contra postes são registradas na região de Prudente

13/03/2026   18h01 Como prevenção, Energisa reforça as orientações de segurança para quem se envolver ou presenciar um acidente com postes de energia O número de

Ajustes na rede continuam afetando linhas telefônicas em Adamantina

13/03/2026   17h08 A Prefeitura de Adamantina informa que os telefones de diversos órgãos municipais, assim como de estabelecimentos comerciais da cidade, continuam apresentando dificuldades temporárias

00:00