SuperAção SP: primeiros agentes concluem formação e estão prontos para atuar nos municípios

23/09/2025   16h32

Profissionais destacam a expectativa de transformar vidas e fortalecer a autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade

Eles já conhecem de perto os desafios da vulnerabilidade social e agora estão prontos para ajudar diversas famílias a escreverem novos capítulos. Os primeiros agentes e supervisores do SuperAção SP concluíram, na última sexta-feira (19, a formação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Durante duas semanas intensivas, os profissionais foram preparados para atuar diretamente nos territórios, onde vão acompanhar famílias em situação de pobreza e ajudá-las no caminho rumo à autonomia. “Mais uma etapa concluída para avançarmos na busca ativa das famílias. Essa formação é fundamental para que os agentes estejam preparados e possamos dar continuidade ao trabalho de transformar realidades em todo o Estado”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém.

O treinamento de 80 horas reuniu aulas teóricas e práticas sobre construção de vínculos de confiança, uso de tecnologias digitais para monitoramento e elaboração de planos familiares. Houve ainda rodas de partilha e dinâmicas de supervisão, reforçando o espírito de colaboração entre os profissionais.

“A parceria da SEDS com a FGV e a Fipe é muito produtiva, estamos fazendo um processo bastante colaborativo. Conseguimos juntar diferentes competências institucionais e estamos trabalhando todos com o mesmo espírito de implantar um programa novo e que traga resultados positivos”, afirma Alexis Vargas, gerente executivo da FGV Projetos.

Atendimento individualizado 

Cada agente será responsável por acompanhar até 20 famílias, com visitas semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a necessidade. O trabalho prevê a elaboração do Plano de Desenvolvimento Familiar (PDF), construído em conjunto entre o profissional e a família, com metas e caminhos para o acesso a direitos básicos, qualificação e inserção produtiva.

Para Rafael do Nascimento, que vai atuar como supervisor em Campinas, o modelo adotado para o SuperAção SP inova ao trabalhar a realidade das famílias em situação de vulnerabilidade de uma forma quantitativa e, ao mesmo tempo, qualitativa, olhando para elas de uma forma mais individualizada. “Cada família vai exigir da gente um olhar único. As pessoas são diferentes, ninguém tem a mesma trajetória ou veio do mesmo lugar”, pontua.

“Respeitar essas histórias é poder construir junto a transformação de cada família. Minha expectativa é a de que os agentes, nós supervisores e os próprios municípios possam construir ferramentas de transformação e, a partir do nosso trabalho, as famílias se transformem. Porque não seremos nós que vamos transformá-las, elas é que farão isso. E nós vamos acompanhá-las”, acrescenta.

Já Arlene Martins de Jesus, agente que vai atuar em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, a expectativa é grande de contribuir com o município em que sempre morou. “É emocionante ter nascido em um lugar e poder ajudar as pessoas dele que mais precisam, dar suporte a elas”, conta.

Expectativa

Ao final das duas semanas de formação, o clima durante a entrega dos certificados para agentes e supervisores do SuperAção SP era de união e de expectativa para o início dos trabalhos em campo. “Estou muito ansioso para começar, muito mesmo. Esse período de formação serviu para aumentar aquele frio na barriga, a vontade de colocar o programa em funcionamento”, afirma Iago de Souza Leite, que vai atuar como agente em São Vicente, na Baixada Santista.

Já Vanderlea dos Santos Silva, supervisora do município de Cabreúva, reforça que o sentimento de equipe é essencial para colocar o trabalho do SuperAção SP de pé. “Vamos trabalhar em rede, com o suporte da SEDS, das prefeituras e da FGV. Acredito que essa união é o que vai garantir resultados concretos na vida das famílias. Minha visão é de que o programa vai dar certo, pois em tudo para isso”, finaliza.

Sobre SuperAção SP
Com investimento inicial de R$ 500 milhões para a operacionalização do programa, o SuperAção SP reúne 29 políticas públicas de diferentes secretarias em uma jornada completa de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

A primeira onda do programa foi iniciada com a adesão de 48 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista. Todos foram selecionados a partir de critérios como concentração de pobreza, Produto Interno Bruto (PIB) local e taxa de ocupação (potencial do mercado de trabalho).

O SuperAção SP está baseado em duas trilhas de atendimento. A primeira, de Proteção Social, é voltada a famílias com barreiras severas de inclusão, como dependência de cuidados, idade avançada ou baixa escolaridade. Já a trilha de Superação da Pobreza atende famílias com perfil ativo para o mercado de trabalho.

Na primeira onda, o Estado vai disponibilizar R$ 110 milhões em cofinanciamento para os municípios que aderiram ao programa. Os recursos poderão ser usados para implantar ou ampliar serviços socioassistenciais como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atendimento domiciliar, entre outros.

Mais do que recursos financeiros, o programa oferece uma rede de suporte técnico e institucional, fortalecendo a capacidade das prefeituras de atuar na superação da pobreza e na inclusão produtiva. O SuperAção SP contribuirá, ainda, para aprimorar a governança, centralizar informações e otimizar o uso dos recursos municipais.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

04/12/2025   16h24 Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação

Visitação para empresas interessadas no antigo prédio do IBC continua aberta

04/12/2025   15h42 Edital com as informações está disponível em https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/editais/0/1/1752/ Continua aberta à visitação para interessados em participar do edital de concorrência pública do antigo

Secretaria Municipal de Educação implementa ações do Programa Prefeitura de Excelência

04/12/2025   15h26 Ação contou com o apoio de Diego Calegari, secretário de educação de Joinville, que é o município que hoje tem a melhor pontuação

00:00