SUS inclui novo teste para rastreamento de câncer colorretal

10/08/2026   11h28

Procedimento destina-se a pacientes assintomáticos, entre 50 e 75 anos

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 10/08/2026 – 11:04
Brasília


Sistema Único de Saúde inclui a partir desta segunda-feira (10) o teste imunoquímico fecal (FIT, na sigla em inglês) na tabela de procedimentos disponíveis aos pacientes da rede.

Portaria publicada no Diário Oficial da União destaca que o exame que pesquisa sangue oculto nas fezes será destinado exclusivamente ao rastreamento bienal de câncer colorretal em homens e mulheres assintomáticos, com idade entre 50 e 75 anos.

O texto reforça que o procedimento não se destina à investigação diagnóstica de indivíduos sintomáticos ou com suspeita clínica de câncer.

Em maio, o ministério já havia anunciado a inclusão do teste em um novo protocolo para rastreamento do câncer colorretal. Dados da pasta indicam que o FIT apresenta sensibilidade entre 85% e 92% para identificar possíveis alterações.

Além disso, o procedimento pode ampliar o acesso de mais de 40 milhões de brasileiros à prevenção e à detecção precoce da doença. Atualmente, o câncer colorretal é o segundo tipo de câncer mais frequente no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma.

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para cada ano do triênio 2026-2028 é de 53,8 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil.

Entenda

O FIT é um exame de fezes que detecta pequenas quantidades de sangue oculto, invisíveis a olho nu, que podem ser sinal de pólipos, lesões pré-cancerígenas ou câncer no intestino.

Diferentemente dos exames antigos de sangue oculto nas fezes, o FIT usa anticorpos específicos para identificar sangue humano, o que aumenta a precisão do teste.

O paciente recebe um kit para coleta em casa. Depois, o material é enviado para análise laboratorial. Caso o resultado detecte sangue oculto, o paciente será encaminhado para exames complementares.

Entre as principais vantagens do exame FIT listadas pela pasta estão:

  • não exige preparo intestinal;
  • não precisa de dieta restritiva antes da coleta;
  • pode ser feito com apenas uma amostra;
  • é menos invasivo;
  • tem maior adesão da população.

Mesmo assim, segundo o ministério, a colonoscopia é a principal forma de avaliar o intestino, porque permite visualizar diretamente o cólon e o reto, além de retirar pólipos durante o procedimento, evitando que algumas lesões evoluam para câncer.

Edição: Talita Cavalcante
Foto: Jo Panuwat D/ Adobe Stock
Fonte: Agência Brasil

Semana Acadêmica de Pedagogia 2026 promove tecnologia, inclusão e literatura nos dias 24 e 25 de agosto

10/08/2026   17j51 Com programação que inclui palestras, rodas de leitura e dinâmicas interativas, evento acontece no Campus II para alunos e comunidade Por Gustavo Amaral

AVISO IMPORTANTE À POPULAÇÃO

10/08/2026   17h40 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, devido a problemas técnicos da VIVO, o telefone 192 encontra-se

Prefeitura de Adamantina promove formação para equipe do CREAS com foco na autonomia e emancipação das mulheres

10/08/2026   16h45 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira, 10 de agosto, uma formação destinada à equipe

00:00