Tecnologia no campo: Fundação Itesp conclui mais uma etapa do trabalho transferência de embriões no Pontal do Paranapanema

08/12/2020 18h08

Dentro das atividades do Programa Cultivando Negócios, foi concluída nos dias 21 e 22 de novembro mais uma etapa do trabalho de biotecnologias de reprodução com transferência de embriões em assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema. A ação do Governo de SP, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e a Fundação Itesp, e o Condomínio Rural Canto Porto, busca o melhoramento genético dos animais e alavancar a produção leiteira nos assentamentos.

Nessa 3ª etapa o índice de prenhez foi de 36,58%, superior à média mundial que é de 33%. No total, foram 15 prenhezes confirmadas de 41 embriões transferidos. O trabalho foi realizado com animais de 09 produtores rurais em assentamentos nos municípios de Rosana, Euclides da Cunha, Sandovalina, Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio-SP e Caiuá-SP

Segundo o veterinário da Fundação Itesp, Maurício Roberto de Souza, são três etapas até chegar a confirmação da prenhez. Primeiro as receptoras são preparadas com protocolo hormonal, depois recebem os embriões fertilizados em laboratório e após 60 dias é realizada a confirmação ou não da prenhez. “É um trabalho de aproximadamente 80 dias e que exige comprometimento de todos para chegarmos no resultado esperado”, disse.

De acordo com o diretor executivo em exercício da Fundação Itesp, Marco Silva, o objetivo é melhorar a genética e a produção leiteira, garantindo ao produtor um animal de procedência, alta produtividade e sanidade adequada.

“É um projeto que começou no início do ano e até o final desse mês deve nascer a primeira bezerra fruto desse trabalho. Estamos felizes que os produtores estão aderindo a essa ação, melhorando a genética e a produção do gado leiteiro”, concluiu.

O trabalho de transferência é realizado com embriões de doadoras da raça Gir e Girolando, fruto de uma seleção cuidadosa que gerou um exclusivo grupo de doadoras, com sêmen sexado dos melhores touros Holandeses.

Transferência EmbriõesTransferência Embriões1Transferência Embriões2

Energisa monitora previsão do tempo para os próximos dias e reforça orientações de segurança à população

28/03/2026   09h25 Institutos meteorológicos preveem que o mês de março encerre com tempo estável na maior parte das cidades da região. Em algumas localidades, no

Final histórica consagra campeã da Copa FAI de Futsal 2026 em Adamantina

28/03/2026   09h16 A grande final da Copa FAI de Futsal 2026 entrou para a história do esporte de Adamantina. Em uma noite marcada por emoção,

Alunos de Farmácia da FAI realizam visita técnica à Eurofarma e Cacau Show em Itapevi

27/03/2026   17h42 A atividade foi coordenada pela Prof.ª Dra. Fernanda Blini M. Malheiros e acompanhada pela Prof.ª Ma. Regina Ruete Por Prof.ª Dra. Fernanda Blini

00:00