TG 020-080 encerra o “Ano de Instrução” com diplomação dos Atiradores
25/11/2019 00h25
O Tiro de Guerra de Adamantina, “TG 02-080” encerrou o “Ano de Instrução”, solenidade onde
foram diplomados os agora reservistas do Exército Brasileiro.
A solenidade foi realizada no Anfiteatro da Biblioteca Municipal na noite de sexta-feira (22), e contou com a presença do diretor do Tiro de Guerra, prefeito Márcio Cardim, do 1º tenente Luiz Valério Martins Marques, da 13ª Delegacia de Serviço Militar, membros do Executivo, Legislativo, familiares dos Atiradores e demais convidados.
A solenidade também marcou a despedida do subtenente Marcelo Eduardo Brufatto, que após três anos de brilhantes contribuições à sociedade adamantinense, dá prosseguimento em sua carreira, rumando para uma nova localidade.
Fica a gratidão de todo o povo adamantinense pela dedicação do subtenente Brufatto, tanto no cumprimento de sua atividade como “Chefe de Instrução” do TG 02-080, como na participação ativa nas diversas campanhas realizadas em prol da sociedade, onde sua presença e dos seus atiradores foi fundamental.
O áudio completo da solenidade está no link logo abaixo da matéria.
Ordem do Dia
Prezados Reservistas,
Após nove meses de instruções, aprendizado sobre cidadania e serviço prestado ao País, o licenciamento é uma vitória a ser comemorada com vibração e orgulho, sobretudo por tratar-se da meritória conquista de um requisito que os torna elementos sociais plenos, que passam a integrar o contingente de reservistas, fundamental para a defesa de nossa Pátria.
Nesse período de serviço militar, iniciado pela seleção e pela incorporação ao Exército Brasileiro, os senhores passaram por uma gama de ensinamentos que influíram positivamente em seu crescimento físico e mental. Tiveram a oportunidade de realizar o treinamento físico militar de forma contínua, importante para o desempenho das atividades militares e para a saúde; adquiriram e praticaram as noções de hierarquia e disciplina como pilares básicos da Instituição Militar; habituaram-se aos horários rígidos e, sobretudo, desenvolveram um sadio espírito de corpo e de camaradagem, essenciais ao trabalho em equipe, dedicando-se à devoção à Pátria e ao civismo, típicos da vida nos quartéis.
O Exército Brasileiro perderá muito com esse licenciamento, porém o Brasil receberá homens bem preparados, com espírito cívico, valores de solidariedade e justiça, princípios éticos e forte sentimento patriótico, traços extremamente relevantes à sociedade brasileira e de importante afirmação da unidade nacional.
Dessa forma, digo que a missão foi cumprida! Limites pessoais foram ultrapassados. Sacrifícios foram enfrentados e vencidos. Os senhores edificaram amizades, trabalharam em equipe, vibraram no sentimento compartido de amor à Pátria e cumpriram o dever cívico do serviço militar. Agradeço pelo significante trabalho realizado, que contribuiu para a construção do “Braço Forte” e da “Mão Amiga” do Exército Brasileiro.
Agora como reservistas, em condições de serem mobilizados, e levando consigo a lembrança do sagrado juramento prestado diante do Pavilhão Nacional, mantenham-se sempre fiéis às tradições e aos valores morais e éticos, em prol de um futuro brilhante e de um Brasil cada vez melhor. Por fim, parabenizo cada reservista e seus familiares pela vitória alcançada. Rogo ao bom Deus que continue iluminando a caminhada existencial de todos os senhores, com saúde, paz e prosperidade. Sejam muito felizes!
Palavras Finais 2019 – Subtenente Marcelo Eduardo Brufatto
Autoridades civis, militares, senhoras e senhores pais, atiradores e demais convidados.
Boa noite.
22 de novembro de 2019 marca o término de mais um ano de instrução do TG 02-080. Ontem foi 01 de março quando começamos e hoje vocês passam a fazer parte da Reserva do Exército, após cumprirem com uma de suas obrigações militares. Terão o compromisso de ainda pelos próximos cinco anos, no mês de dezembro, retornarem para o Exercício de Apresentação da Reserva.
Nestes nove meses, procurei lhes ensinar não só conhecimentos militares, mas também tentei conscientizá-los do verdadeiro significado da palavra “NAÇÃO”, refletido em nossa pátria, nosso povo, nosso país, nossos problemas e como enfrentá-los.
Procurei lhes ensinar a amar a bandeira que carrego com orgulho. Ela tem as cores Verde, Amarelo, Azul e Branco. Não se esqueçam jamais que temos um país maravilhoso e nunca deixem que o maltratem.
Nossa bandeira também é símbolo de paz que a partir de hoje vocês assumem a reponsabilidade de continuar a trabalhar para que ela seja preservada, para que seus filhos, os netos de seus filhos e as demais gerações possam também desfrutar dessa dádiva. Espero que não precisem pegar em armas para mantê-la. Saibam usar a arma mais poderosa que o cidadão possui, pois ele pode mudar os rumos deste nosso país.
Esqueçam os erros que cometeram e não podem mais mudar, mas não esqueçam das lições aprendidas. Jamais esqueçam de sonhar, dos amigos que aqui fizeram e de tudo o que lhes disse, pois se foram reprimidos em alguns de seus atos, era porque estavam no caminho errado onde podiam tropeçar e se machucar.
Agradeço a Deus por mais este ano que pude trabalhar com jovens e acima de tudo, por um ano sem acidentes, onde os conhecimentos militares e cívicos foram ministrados sem nenhum sobressalto.
Não esqueçam nunca do juramento que fizeram hoje perante a Bandeira do Brasil, de defendê-la com o sacrifício da própria vida.
Atiradores de 2019, vocês cumpriram esta etapa de suas vidas com sucesso. Agora começam outra, onde erros serão punidos pela vida que escolherem. Não sejam aflitos na busca pela vitória pessoal. Lembrem-se: “Um passo de cada vez”, “Entre um dia e outro, existe uma noite como conselheira” e “Boca fechada não entra mosquito e nem sai bobagem”. Quando precisarem de um amigo, vocês sabem onde procurar.
Sejam felizes.
Boa noite.
(palavras do subtenente Marcelo Eduardo Brufatto)
transcrito do original
Erivaldo Lopes
Jornalista
vídeo do último “Fora de Forma” do TG 020-80 – Turma de 2019
áudio completo da solenidade