Tiro de Guerra de Adamantina – TG 02 080 realiza Solenidade Militar de Matrícula dos Atiradores 2020
15/03/2020 20h52
Dando início as atividades do ano de 2020, o TG 020 080 de Adamantina realizou na noite de sexta-feira (13), a Solenidade Militar de Matrícula dos Atiradores da 41ª Turma.
Sob o comando do 1º Sargento Manoel Ladeia da Costa, foi feita a cerimônia de “Abertura dos Portões”, onde os Atiradores vestem oficialmente o Fardamento do Exército Brasileiro.
Dando início à Solenidade, o cerimonialista Ari Correia nominou as autoridades presentes, Civis e Militares, membros do Executivo e Legislativo, familiares dos Atiradores e demais convidados.
Na sequência, os recrutas, ainda em roupas civis, desfilaram e se apresentaram ao Chefe de Instrução, 1º Sargento Manoel da Costa Ladeia, sendo em seguida executado o Hino Nacional Brasileiro.
Dando prosseguimento, foi feita a cerimônia de “Abertura dos Portões”, [feita pelo Atirador mais jovem] simbolizando a passagem para uma nova etapa em suas vidas.
Já fardados, os Atiradores se apresentaram ao Chefe de Instrução, em seguida, a vereadora Maria de Lourdes Santos Gil, leu a mensagem do Comandante do Exército aos novos recrutas.
Recrutas da Classe de 2001, bem-vindos à Força Terrestre!
Hoje, o Exército Brasileiro rejubila-se por receber em suas fileiras jovens dispostos a servir à nossa Pátria Amada. Trata-se de um momento único e especial que ficará, para sempre, marcado em suas vidas.
Durante este ano, terão a oportunidade de desenvolver novas habilidades que , de imediato, irão capacitá-los a enfrentar os desafios da vida militar, mas que, no futuro, servirão também como suporte fundamental para o fortalecimento das virtudes cívicas e morais, como a solidariedade, o respeito às leis, a honestidade, a tolerância e, acima de tudo, a responsabilidade.
Ao adentrarem o Portão das Armas nas inúmeras organizações militares distribuídas pela vastidão do território nacional, dos Pampas à Amazônia, orgulhem-se de ingressar no Exército Brasileiro, instituição invicta de Guararapes aos campos de batalha da Itália, e de reconhecida credibilidade no Brasil e no exterior.
A farda camuflada que passarão a envergar, será sua segunda pele. Ela nos distingue como “Braço Forte” e nos identifica como “Mão Amiga”, individual e coletivamente, em todos os momentos e em todas as circunstâncias. Nela, acima do bolso direito, estamparão, com orgulho, seus próprios nomes. Honrem-nos! É o legado que os acompanhará para toda a eternidade.
Nesta curta, mas rica caminhada, nunca estarão sozinhos.
Contem com o apoio dos seus comandantes, chefes ou diretores, militares que estarão sempre prontos a dar-lhes o suporte necessário para alcançarem seus objetivos que, apesar de árduos, fortalecerão a base para o seu crescimento profissional e pessoal. Sejam camaradas com seus pares, pois a amizade forjada na caserna é permanente e verdadeira.
Aos pais, que, sob forte emoção, entregam aos nossos cuidados o bem mais precioso de suas vidas, lembrem-se: agora somos a mesma família: a Família Militar. Seriedade, profissionalismo e transparência serão os pilares da relação de confiança estabelecida a partir de hoje. Contem sempre conosco!
Prezados recrutas, “ Somo da Pátria a guarda, fiéis soldados por ela amados”. Cumpram, com alegria e vibração, o sublime dever de servir ao Brasil, no firme propósito de que a soberania do nosso País será defendida até mesmo com o sacrifício da própria vida.
Finda a jornada, ao relembrarem os momentos pelos quais passaram, tenham a certeza de que toda a dedicação e o esforço terão valido a pena.
Que o Todo Poderoso Deus dos Exércitos os guarde e ilumine!
Brasil Acima de Tudo!
General de Exército Edson Leal Pujol
Comandante do Exército
Dando sequência à solenidade, todos foram convidados a cantar a canção do Exército, logo após a execução, padrinhos e madrinhas colocaram em seus afilhados o símbolo do “TG”, na sequência fez uso da palavra o 1º Sargento Ladeia, Chefe da Instrução do TG 02-080.
“Hoje é um dia muito significativo para vocês e para a equipe do nosso Tiro de Guerra, dou as boas-vindas aos senhores, estejam certos que terão um ano repleto de novidades em suas vidas, que vocês vencerão umas após outras, já venceram a primeira, e por isso, dou meus parabéns” enfatizou o sargento.
Encerrando os pronunciamentos o vereador Agnaldo Galvão, representando a Câmara de Adamantina, fez uso da palavra.
“Fico feliz quando estou aqui no Tiro, meu sonho era servir o Exército, pois não havia na época o Tiro de Guerra, mas fui dispensado, fiquei muito triste, aqui realmente é a verdadeira escola, onde vemos o patriotismo, o civismo”, enfatizou ele.
Encerrando a formatura, a tropa desfilou em continência ao Chefe da Instrução, 1º Sargento Ladeia.
O vídeo completo da Solenidade Militar está no link logo abaixo da matéria.
Erivaldo Lopes
Jornalista
vídeo da Solenidade de Matrícula dos Atiradores