Últimos dias de consulta à população para o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2020

12/11/2020 18h10

Indicações para as 15 categorias podem ser feitas por formulário eletrônico até o dia 15 de novembro. Também é possível apontar quem deve ganhar as medalhas Tarsila do Amaral e Mário de Andrade

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa encerra no próximo dia 15/11 a consulta online para que a população faça indicações nas 15 categorias do 11ª Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2020. Também é possível assinalar quem deve receber as medalhas Tarsila do Amaral (para profissionais que se destacam no campo das artes) e Mário de Andrade (para os profissionais de letras). Os cidadãos que prestaram serviços de excepcional relevância ao Estado também serão condecorados com insígnias da Ordem do Ipiranga. As indicações poderão ser feitas por formulários eletrônicos disponíveis no site da Secretaria. Os vencedores receberão R$ 30 mil cada e serão anunciados no evento Premiações da Cultura de São Paulo, previsto para 9 de março de 2021.

Homenagem ao setor cultural

Desde 2019, o prêmio passou a contemplar 15 categorias: Museus, equipamentos e centros culturais;  Patrimônio cultural material e imaterial; Grupos, companhias e corpos estáveis; Cultura popular e tradicional; Cultura urbana; Empreendedorismo cultural e criativo; Inovação e tecnologia em arte e cultura; Estudos e pesquisas em cultura e economia criativa; Mostras, festivais, mercados e eventos culturais; Produção cultural independente; Inclusão, diversidade e acesso à cultura; Formação e capacitação; Livro, leitura e bibliotecas; Comunicação cultural; Iniciativas culturais para crianças e adolescentes.

As indicações para a 11ª edição do prêmio devem levar em conta realizações nas áreas acima no biênio 2019/2020. Já as indicações para as medalhas devem levar em conta a trajetória profissional de cada indicado, seu histórico de contribuições para o desenvolvimento da cultura de São Paulo e a projeção do Estado no Brasil e no exterior.

“O prêmio e as medalhas Tarsila e Mario são homenagens do Governo do Estado aos profissionais da arte, da cultura e da economia criativa de São Paulo”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado. “Trata-se de uma forma de reconhecer e valorizar quem tanto contribui para São Paulo com seu talento e seu esforço.”

Comissão avaliadora

A etapa de consulta à população é realizada pela primeira vez nesta edição. A segunda etapa começará no dia 16 de novembro e será feita por membros do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa; do Condephaat; da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS e do Conselho de Gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Cada membro poderá fazer duas indicações por categoria do prêmio e 6 indicações para as medalhas.

Na terceira etapa, uma comissão formada pelo Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; pela Secretária-Executiva de Cultura e Economia Criativa, Claudia Pedrozo; pelo Presidente do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, Eduardo Saron; pelos Vice-Presidentes do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, Ismael Ivo e Fernanda Feitosa; pelo Presidente do Condephaat, Carlos Faggin; pelo Presidente do Conselho de Gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Roberto Teixeira da Costa; e pela Presidente da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS, Valéria Rossi, escolherão entre os indicados na primeira e na segunda etapas os cinco finalistas em cada categoria do prêmio; e 30 nomes para cada medalha.

Na etapa final, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, o Presidente do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa e o Governador do Estado de São Paulo apontarão o ganhador em cada categoria e os nomes a serem submetidos ao Conselho de cada medalha para deliberação final.

O formulário para quem quiser enviar indicações na consulta pública para o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes 2020 e para a Medalha Tarsila do Amaral e a Medalha Mário de Andrade é https://forms.gle/vmSERmtmpr588kj4A.

Sobre o Prêmio

Criado na década de 1950, o então Prêmio Governador do Estado para as Artes foi interrompido nos anos 80 e retomado em 2010 pela Secretaria Estadual de Cultura, que incluiu novas categorias. Em 2019, foi totalmente reformulado para ganhar mais transversalidade em relação às diversas áreas que formam o campo da cultura e da economia criativa.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Cultura e  Economia Criativa

Com investimento da FAI, CIES é inaugurado em parceria com Santa Casa e Prefeitura de Adamantina

02/02/2026   13h27 Recursos aplicados em tecnologia, mobiliário e climatização, além de custeio anual de quase R$ 290 mil, fortalecem atendimento à população e formação dos

FAI protocola resposta à Prefeitura e encaminha minutas de Projetos de Lei para viabilizar Plano de Saúde e PDV

02/02/2026   12h48 Documentos atendem às solicitações técnicas do Executivo e reforçam que o próximo passo é o envio do Projeto de Lei à Câmara Municipal

Defesa Civil de SP alerta para risco de chuvas fortes e tempestades nesta segunda e terça-feira

02/02/2026   14h09 Alerta indica que, entre segunda-feira (02) e terça-feira (03), a previsão é de pancadas de chuva persistentes, acompanhadas por raios, ventos e possibilidade

INSS retoma atendimento presencial em agências do país

02/02/2026   13h55 Serviços e Central 135 voltam a funcionar nesta segunda-feira Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional Publicado em 02/02/2026 – 12:30 São Luís

Fundo Social de Solidariedade de Adamantina abre vagas para o curso de pizzaiolo

02/02/2026   13h35 Podem participar homens e mulheres que tenham 18 anos ou mais A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade, está

00:00