Vacina de tétano ainda é esquecida por adultos; Dose de reforço deve ser aplicada a cada 10 anos

09/07/2025  15h55

HSPE aumentou a aplicação após procura por vacina da Covid-19 e Influenza


No ato da vacinação, é necessária a apresentação da Carteira de Vacina (se possuir) e CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Foto: Divulgação/Governo de SP

  • Agência SP
  • Publicado em 09/07/2025 – 10:48

A dose de reforço da vacina de tétano deve ser tomada a cada 10 anos. Porém, muitos adultos esquecem de voltar ao posto para completar e atualizar a carteirinha de vacinação, o que pode causar problemas, especialmente, em acidentes, até mesmo domésticos e corriqueiros do dia a dia.

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) procura conscientizar as pessoas que buscam o posto de vacinação para se imunizar contra gripe / vírus influenza e de COVID-19. E com o poder da informação dos profissionais de saúde, houve um aumento de 230% na aplicação da vacina dTpa (difeteria, tétano, coqueluche) entre 2023 para 2024, passando de 285 aplicações para 943. Vale lembrar também que o aumento ocorreu porque a vacina foi disponibilizada para profissionais da saúde.

LEIA TAMBÉM: Cinco estações da CPTM recebem campanha de intensificação de vacina contra a gripe

“Os pacientes dificilmente nos procuram para a vacinação contra o tétano isoladamente, a menos que tenham se acidentado”, explica a enfermeira do posto de saúde do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Cecilia Bueno.

O tétano é causado por feridas contaminadas pela bactéria, que podem ser por objetos sujos e/ou enferrujados, por meio da terra contaminada pela bactéria ou até mesmo por cortes e queimaduras que não foram limpas adequadamente. A doença causa sintomas graves de espamos e rigidez musculares, especialmente no pescoço. Pode causar dificuldades respiratórias, irritabilidade e dores.

As principais formas de prevenção do tétano são o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) – como botas e luvas ao mexer em locais com suspeita de contaminação ou em objetos sujos e com ferrugem -, além da vacinação.

O Posto de vacina do HSPE oferece a DTPa para profissionais da saúde e gestantes e a DT (Dupla adulta) que contempla a imunização contra difteria e tétano para o público geral.

Vacinação no HSPE

No ato da vacinação, é necessária a apresentação da Carteira de Vacina (se possuir) e CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Local: Posto de vacina Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)
Endereço: HSPE – Av. Ibirapuera, 1215 – Indianópolis
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30

Janeiro Branco: Psicologia da FAI alerta para cuidados com a saúde mental

27/01/2026   18h33 Instituição oferece suporte através do Núcleo de Psicologia 27/01/26, às 16h10 Gustavo Amaral – MTb: 0097737/SP Núcleo de Psicologia – NUPFAI, um importante

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

00:00