Vivaleite faz mais de 300 mil avaliações antropométricas em crianças do Estado de SP e atesta eficácia do programa

30/01/2024 16h38

O projeto nasceu para combater a anemia por deficiência de Ferro na Primeira Infância

São Paulo, 30 de janeiro de 2024 – Dados coletados pelo Vivaleite, programa do Governo de SP que oferece leite pasteurizado e enriquecido com vitaminas A e D e Ferro para cerca de 190 mil crianças em todo estado, revelam que 63% cresceram conforme o previsto, dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esses dados foram obtidos através de avaliações antropométricas realizadas pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

“Não adianta ter um programa e não conseguir mensurar sua eficácia. O Vivaleite foi criado para prevenir a anemia e auxiliar no crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo das crianças de seis meses até seis anos. Fazemos questão de acompanhar as famílias beneficiárias e observar o resultado nas vidas desses pequenos paulistas”, refletiu o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento.

De acordo com o Núcleo de Acompanhamento de Convênios do Vivaleite, em 2023, foram feitas mais de 300 mil pesagens nos 607 municípios do estado que tem convênio com o programa. O relatório indicou ainda que 24% não compareceram para fazer a pesagem; 7,24% estão com sobrepeso e 5% estão abaixo do peso.

Quando as crianças não estão com o peso e altura esperados para a sua idade de acordo com as definições OMS, as equipes que fazem a antropometria orientam os pais ou responsáveis a levá-las para os serviços de saúde de seus municípios.

Arilene Vaz, 35 anos, beneficiária do programa Vivaleite, leva o filho regularmente para fazer as medições antropométricas. Moradora da cidade de Várzea Paulista, região de Jundiaí, e mãe de dois meninos, ela não sabia da importância de pesar e medir o filho para saber se o desenvolvimento estaria compatível com a idade.

“Eu pego o leite do Vivaleite para o meu filho Lucas que tem 4 anos. O fato de ser de graça me ajuda muito, pois com o pouco que ganho, não teria condições de comprar. Além do Lucas, tenho outro menino de 10 anos. O Lucas toma bastante este leite do governo. Eu fiquei sabendo a pouco tempo que é importante trazer meu filho para ser pesado aqui na entidade. Isso é muito bom porque ajuda a saber como está o desenvolvimento dele. O pessoal daqui orienta a gente muito bem”, conta a mãe.

Além de ajudar no combate à anemia, o leite enriquecido auxilia no crescimento e desenvolvimento das crianças em situação de vulnerabilidade social, pois fornece nutrientes essenciais e também é uma fonte de hidratação.

Para ter acesso ao projeto Vivaleite, as famílias de todo o estado de São Paulo que vivem em situação de vulnerabilidade social, e que tenham filhos de 06 meses até 06 anos de idade, devem procurar os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.

Prefeitura de Adamantina informa interdições no Pontilhão da Rua Joaquim Nabuco e na Avenida Rio Branco para retirada dos enfeites de natal

10/01/2025 17h27 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, informa que neste sábado (11), a partir das 7h para fazer

Prefeitura de Adamantina realiza nesta segunda-feira (13) reunião para criação e organização do Calendário Anual de Festas e Eventos Populares (CAFEP)

10/01/2025 17h21 Encontro acontecerá a partir das 9h no Anfiteatro Fernando Paloni Conforme a lei municipal 3200 de 5 de setembro de 2006 que dispõe

CRAS é a porta de entrada da Assistência Social

10/01/2025 17h17 São mais de 1200 unidades em todo o estado que oferecem acolhida, orientação, atendimento e acompanhamento social às famílias em situação desproteção social

00:00