13ª Delegacia de Serviço Militar de Adamantina terá atividades substituídas pelo Posto de Recrutamento e Mobilização em Bauru
29/11/2019 21h01
Adamantina recebeu no recinto da Câmara Municipal, a visita do Chefe da 6ª Circunscrição de Serviço Militar, Coronel Marcelo Piaya de Camargo.
Acompanhado do 1º Tenente Braite, e do 2º Tenente Meireles, o Coronel Piaya comandou a solenidade de passagem de atribuições da 13ª Delegacia de Serviço Militar de Adamantina, sendo suas atividades substituídas pelo Posto de Recrutamento e Mobilização 02/002 com sede em Bauru.
*Vale lembrar que a Junta de Serviço Militar mantém suas atividades no mesmo lugar.
A solenidade também marcou a despedida do 2º Tenente Luís Valério Martins Marques, que deixa o atual Posto de Comando e ruma para a cidade de Fortaleza, assumindo outras atribuições.
A solenidade contou com a presença de autoridades do Executivo, do Legislativo, representantes das diversas cidades da região assistidas pela 13ª Delegacia, militares do Tiro de Guerra de Osvaldo Cruz (Sargento Saulo), e de Adamantina (Subtenente Brufatto).
Histórico da 13ª Delegacia de Serviço Militar – Adamantina/SP
A 13ª Delegacia de Serviço Militar foi instalada no município de Adamantina em 1º de Janeiro de 2000, sendo que daquele ano até esta data houve o revezamento de 7 (sete) Delegados de Serviço Militar. Os municípios vinculados a 13ª Delegacia de Serviço Militar são: Adamantina, Lucélia, Flórida Paulista, Pacaembu, Inúbia Paulista, Osvaldo Cruz, Sagres, Salmourão, Pracinha, e Mariápolis, conforme a atual Divisão Territorial da 2ª Região Militar.
Antes de ser instalada neste município, funcionou na cidade de Lucélia – SP, onde foi criada em 30 de setembro de 1953, com a denominação de 13ª Delegacia de Recrutamento.
Em Adamantina, a delegacia foi instalada inicialmente na Rua Joaquim Nabuco, 350 e teve ainda como endereço a Rua General Izidoro, 190. Funciona no atual endereço desde o ano de 2012.
Desde sua criação, recebeu as denominações de 13ª Delegacia de Recrutamento até 1966, quando passou a denominar-se 13ª Delegacia de Serviço Militar.
Consta que no ano de 2006 a 13ª delegacia de Serviço Militar teve papel decisivo, com o então Delegado 1º Tem Ramão Agripino Camposan, somado ao apoio do Poder Legislativo com o Vereador Osvaldo Fiorilo e o então Chefe do Executivo e Prefeito José Francisco Figueiredo Micheloni, para a reinauguração do Tiro de Guerra 02-080 de Adamantina.
A longo de mais de 19 anos de funcionamento no município de Adamantina, a 13ª Delegacia de Serviço Militar coordenou o alistamento de cerca de 18 mil cidadãos, tendo expedido em torno de 16 mil certificados militares, e através dos Delegados de Serviço Militar colaborou para a segurança nacional na coordenação de diversas comissões de seleção para o Tiro de Guerra local e o da cidade de Osvaldo Cruz.
As juntas de Serviço Militar vinculadas a 13ª Delegacia de Serviço Militar passarão a integrar a Área 2 do Posto de Recrutamento e Mobilização 02/002-Bauru.
O áudio completo da solenidade está no link logo abaixo da matéria
Erivaldo Lopes
Jornalista
áudio da solenidade
áudio da entrevista com o Coronel Marcelo Piaya de Camargo